Em relação aos riscos do uso do sabonete íntimo, destaca-se o problema de uso excessivo, isto é, mais do que três vezes ao dia. Ou quando há fricção exagerada no local, pois a remoção da camada lipídica da pele pode causar desidratação e perda da proteção cutânea.
Não são poucas as mulheres adeptas dos sabonetes íntimos para limpar a região vaginal. No entanto, há toda uma polêmica por trás do produto. Enquanto alguns ginecologistas indicam seu uso, outros são contra o produto, que seria capaz de alterar a flora vaginal, facilitando inflamações e infecções.
O íntimo, por exemplo, é desenvolvido especialmente para a região feminina, com propriedades que agridem menos a pele e a flora vaginal. Por isso, ele é considerado mais adequado para a higienização da região íntima do que os sabonetes comuns, que usamos no restante do corpo.
Há mulheres que se sentem bem usando, relatam uma sensação de frescor e se faz bem a elas, tudo bem. Mas se após o uso, a mulher sentir coceira e irritação, pode ser que o sabonete esteja alterando o pH natural e isso abre espaço para infecções.
Como usar o sabonete íntimo corretamente
Use somente na região externa, isto é, na área da vulva (grandes e pequenos lábios, clitóris e entrada da vagina). Nada de usar o produto dentro do canal vaginal. Utilizar uma vez por dia já é suficiente. Se tomar outros banhos, apenas água corrente é suficiente.
33 curiosidades que você vai gostar
- Não deve ser usado mais do que três vezes ao dia (o ideal é usá-lo apenas uma vez ao dia); - A higienização com esse tipo de sabonete não deve durar mais do que três minutos; - Não esfregar exageradamente a região.
Nesta semana, o leitor pergunta se pode substituir o lubrificante por sabonete, por exemplo, na hora do sexo. Jairo Bouer, especialista em sexualidade, explica que o ideal é utilizar lubrificantes à base de água, pois eles não danificam a camisinha e ainda trazem um efeito "mais natural" no corpo.
O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.
Sabonetes comuns e bactericidas não são indicados para esse fim, porque são alcalinos e podem desequilibrar o pH, prejudicando a proteção natural da pele.
Como se reproduzem as plantas gimnospermas?
Como se relaciona o saber teórico com as demais formas de conhecimento se gundo o texto?
Para que serve o azoto líquido?
Como se referir ao juiz na inicial?
Como é a reprodução das batatas?
Como representar tomada dupla?
Como nascem os filhotes de lacraia?
Como instalar certificado Serasa no Mac?
Como ajustar paginação no Word?
Como multiplicar dízimas periódicas?
Como numerar as linhas no látex?
Como aplicar multa ao condômino?
Como descartar solução de iodo?