O paciente deve fazer a higiene das narinas com soro fisiológico por pelo menos 30 dias. No entanto, assoar o nariz pode causar sangramentos indesejáveis. As crostas que se formam na parte interna do nariz podem ser retiradas através da lavagem com soro fisiológico, prescrita pelo cirurgião e equipe.
Não assoe o nariz por, pelo menos, uma semana. Se a necessidade de aliviar a congestão for grande, inspire soro fisiológico, mas não assoe. O médico irá limpar as cavidades nasais, adequadamente, durante a primeira consulta pós-operatória — sem que seja preciso virar a cabeça para baixo.
Na primeira semana após a cirurgia de desvio de septo (septoplastia), não é recomendado assoar o nariz para não causar sangramentos, pois as estruturas estão todas ainda muito delicadas, com coágulos, tudo se cicatrizando.
E como não é permitido assoar o nariz por uma semana, recomenda-se fazer a limpeza nasal com soro fisiológico, a partir do dia seguinte ao procedimento. “Recomenda-se 20 ml de soro em cada narina, três vezes ao dia. Repita esse processo, pelo menos, nos três meses seguintes à operação”, orienta.
Para uma melhor recuperação, recomenda-se ao paciente repouso relativo, bem como que evite esforços e atividades físicas, tente não assoar o nariz, mantenha a cabeça numa posição elevada para reduzir o inchaço e evitar sangramentos.
18 curiosidades que você vai gostar
No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.
Septoplastia - recuperação
O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal. Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente, não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
Posicionar as pontas dos dedos na parte lateral do nariz e com movimentos circulares direcionar a linfa para o canto das orelhas; Posicionar as pontas dos dedos por baixo da pálpebra inferior e com movimentos circulares deslizar até a proximidade das orelhas.
Geralmente a drenagem linfática facial após a cirurgia de rinoplastia pode ser aplicada logo no segundo dia após a cirurgia, para alívio imediato dos inchaços na região. Ainda assim existem alguns casos em que o médico responsável poderá indicar esperar alguns dias mais.
Qual a tensão de saída de um reator eletrônico?
Como a gordura é eliminada com a carboxiterapia?
O que é o exercício anaeróbico?
O que leva uma pessoa a pensar na morte?
Qual foi o primeiro animal a ir para o espaço?
Qual o país que mais recicla plástico no mundo?
Quando começa o calor em São Paulo?
Quantos pontos tem Paul George?
Como é o funcionamento do protocolo NAT?
O que é a frequência de ressonância de Schumann?
Como consultar o IPVA 2021 do veículo?
Quem são os alimentos industrializados?
Quem foi o homem mais inteligente que já existiu?
Qual o valor da taxa de embarque para a Argentina?