Quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera. Quando uma área é desmatada, muitos animais e plantas são mortos, ao passo que outros perdem seu habitat. As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global.
Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos. Ilhas sem árvores perderiam barreiras contra o avanço do mar.
Estes crescem desordenadamente, dando um aspecto envassourado à copa da árvore, que fica artificializada e repleta de lesões e necroses nos galhos, comprometendo a vitalidade a médio prazo, e impondo riscos inevitáveis às pessoas e bens materiais, como queda súbita de galhos.
O corte de árvore nas grandes cidades, portanto, pode acelerar consideravelmente o processo de extinção de algumas espécies. Por isso, políticas públicas de conscientização e preservação ambiental são tão importantes.
Espécies nativas, como a araucária, não podem ser cortadas.
Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada.
37 curiosidades que você vai gostar
Poda, só autorizada
Por esse motivo, antes de pegar a tesoura e cortar o lado que incomoda, o vizinho deve tentar entrar em acordo com o dono do terreno onde está a planta, para que ele peça a licença.
Conforme a nova regra sancionada em dezembro de 2019, o corte de árvores em propriedade privada ou pública, fica a cargo da autorização, por escrito, do subprefeito da região e deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada.
Consequências do desmatamentoDegradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.Erosão: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.
"Haveria extinções em massa de todos os grupos de organismos, local e globalmente". A onda de extinções iria além das florestas, acabando com a vida selvagem que depende de árvores únicas e pequenas.
Em estudo recente publicado pela Universidade da Virginia, nos EUA, pesquisadores fizeram simulações em computador para concluir que a derrubada da floresta amazônica alteraria o regime de chuvas em todo o mundo, além de aumentar a temperatura global em 0,7 graus Celsius.
As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, e podem, inclusive, absorver ruídos e o barulho na cidade.
Alerta os entendidos que o prego em árvore causa um ponto de infecção, mata o tecido, é um ferimento eterno que apodrece o tronco e pode até matar o “PÉ DE PAU”...
Talvez a técnica possa funcionar, mas pode causar a morte da planta também. Isso pode ser verdadeiro porque o prego provoca ferimento, estimulando a produção do hormônio etileno, que induz ao florescimento, e sua oxidação fornece uma pequena quantidade de ferro à jabuticabeira.
- Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc. - Diminuem a poluição sonora e os ventos, mantendo a umidade do ar e a regularidade das chuvas.
Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos. Ilhas sem árvores perderiam barreiras contra o avanço do mar.
Se não existissem as plantas, não existiria a cadeia alimentar. Também são as plantas que, quando morrem, servem de adubo para elas mesmas e para as que estão perto delas. É por isso que ainda tem muitas plantas no mundo. Junto com as plantas, toda matéria orgânica é decomposta pelos fungos e bactérias.
“Quando você corta uma árvore, é como se estivesse matando um homem”, afirma Philippe, apontando o sentido mais profundo que sua arte ilumina – nas árvores, de forma impactante, bela, contundente e inesquecível, o rosto da floresta.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais: Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.
Além de provocar desequilíbrio ambiental, a extinção de espécies pode impactar atividades econômicas, como a agricultura, a pesca e a pecuária. O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global.
Posso cortar uma árvore dentro da minha propriedade? Caso o corte ou a poda acorra sem a devida autorização do órgão competente, o cidadão ou empresa estará sujeito a responder por crime ambiental, além da aplicação de multas e outros tipos de agravos.
A multa para quem não cumprir, segundo a legislação, é de R$ 815, de árvore podada e muda, de acordo com a lei.
A Lei 9.605/98, elaborada com o objetivo de trazer punições administrativas e penais para condutas e atos que causem danos ao meio ambiente, trouxe a descrição de diversos crimes ambientais.
Código Civil.
As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido.
Tendo-se em vista que a atividade de florestamento e reflorestamento os aceiros devem estar previstos no planejamento da implantação florestal, tal medida, de imediato, já impõe uma distância mínima obrigatória de 6,0 (seis) metros de distância da divisa do terreno do vizinho, além de prever procedimento, como limpeza ...
O que é território na atenção básica?
Qual o papel da equipe de saúde da família?
O que eu preciso fazer para entrar na faculdade de medicina?
Qual fase da lua estamos hoje 2021?
Como surgiram os planetas gasosos?
Como saber se a vaca vai ser boa de leite?
Qual a formatação do memorando?
Como funciona as lonas de freio?
Onde surgiram as primeiras cidades civilizações?
Como funciona a troca de marcha em carro automático?
Como formatar um aparelho de celular?
Como se formam as rochas magmáticas sedimentares?
Como transformar em graus minutos e segundos na calculadora?
Como transformar a multiplicação em forma de potência?
Como transformar imagem em vetor no CAD?