MAL-EDUCADO se escreve com hífen quando usado como adjetivo: “Ela é uma criança mal-educada” (= mal-educada é um adjetivo que qualifica o substantivo criança).
adjetivo Que não possui educação; malcriado, grosseiro. Que significa ou expressa falta de respeito e grosseria. substantivo masculino Pessoa que tem uma péssima educação, que se comporta com grosseria: aluno mal-educado.
mal-educado {adjetivo masculino} maleducado {adj.
Ou seja, a palavra mau deve ser usada quando for antônimo de bom, enquanto que a palavra mal deve ser utilizada quando for antônimo de bem. Por exemplo: O artigo está mal escrito, uma vez que o escritor não frequentou o curso de português.
adjetivo Que não recebeu cuidado; desprovido de atenção ou capricho: apartamento malcuidado; livro malcuidado. Etimologia (origem da palavra malcuidado). Mal + cuidado.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-regra. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra.
Pessoa sem educação, grosseira, rude.
As duas formas – mal-educado e mal educado – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações. Basicamente usamos mal-educado ou mal educado conforme o contexto da frase. Mal-educado é um adjetivo e significa grosseiro; indelicado; descortês.
A expressão “mal-educado” refere-se ao sujeito malcriado; da família mal-educada. De acordo, com o gramático Luiz Antonio Sacconi, por exemplo, a forma “mal educado” (neste caso sem o uso de hífen) é uma expressão que se usa apenas na voz passiva – quando o sujeito recebe a ação verbal.
O povo português tem tantas características díspares que não podem ser descritas numa frase. A única coisa que posso dizer e que vejo — é um facto — é que é um povo completamente mal-educado em todos os sentidos do que é a educação, tanto académica como moral. Nem todos os países foram resgatados três vezes em quarenta anitos.
De acordo, com o gramático Luiz Antonio Sacconi, por exemplo, a forma “mal educado” (neste caso sem o uso de hífen) é uma expressão que se usa apenas na voz passiva – quando o sujeito recebe a ação verbal. Vejamos dois exemplos: “Felipão não foi mal educado pelos pais.”
Qual é o salário de um sargento temporário do Exército?
Como dar uma cantada no WhatsApp?
Qual a melhor lente orgânica ou policarbonato?
Quanto ganha uma pessoa que tem 1 milhão de seguidores no Instagram?
Quando se adquire a estabilidade no serviço público?
Qual a principal função das células ciliadas com cílios móveis?
Quando o comprador perde o sinal?
Qual a vida útil de um touro reprodutor?
O que fazer antes de usar máscara no rosto?
Quem é responsável pela reabsorção óssea?
Pode usar com bota ortopédica?
Qual a importância da anamnese psicopedagógica?
Qual o fuso horário do Nordeste?
O que é Unidade de internação e Unidade do paciente?