O co-wash, redução do termo "conditioner washing" ou"lavar com o condicionador", em português, evita o uso do shampoo durante a limpeza, já os sulfatos presentes em sua fórmula abrem as escamas do fio, deixando os cabelos vulneráveis ao ressecamento e perda de nutrientes.
Lavar o cabelo apenas com condicionador é uma maneira mais rápida do que o primeiro método. No entanto, seu uso não é recomendado para proprietários de fios oleosos. Primeiramente, molhe bem o cabelo e depois aplique o condicionador diretamente no couro cabeludo.
Quem tem cabelo fino e oleoso, por exemplo, pode preferir lavar a cabeça todo dia e só usar condicionador dia sim, dia não. Já quem tem cabelo ressecado pode lavar o cabelo só duas vezes na semana, mas molhar e passar condicionador com mais frequência.
Além disso, quando as cutículas estão abertas, o interior do fio também fica desprotegido, aumentando a exposição a danos - o que pode deixar o cabelo mais frágil, ressecado e danificado.
Não retirá-lo do cabelo depois do banho pode deixar os fios pesados pelo excesso de produto, mas, segundo a profissional, o problema maior está nas irritações que ele pode causar na pele. "Os condicionadores foram feitos para serem usados por um breve período de tempo e fazem bem apenas aos cabelos.
18 curiosidades que você vai gostar
Condicionador e óleo garantem o resultado nos cachos
Ao contrário da fitagem, essa finalização já começa no banho: após a lavagem com shampoo, o condicionador deve ser espalhado passando os dedos entre os fios - como em uma fitagem mal feita - e não ser enxaguado por completo para que ajude a dar forma aos cachos.
Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de aplicar o condicionador. Espalhe o produto na palma das suas mãos, em seguida, passe ele no sentido do comprimento para as pontas. Lembrando de massagear o cabelo suavemente.
É uma técnica da qual você não precisa, necessariamente, utilizar o shampoo para lavar o cabelo, você pode simplesmente utilizar o condicionador para lavar o cabelo. É bem indicado fazer essa técnica depois que você praticou algum exercício. Mas por que não precisa utilizar o shampoo?
Usar o condicionador antes do shampoo ainda causa estranhamento mas, ainda assim, pode trazer benefícios aos fios. Com essa técnica é possível proteger as áreas mais ressecadas do fio e ainda nutrir os cabelos sem deixá-los pesados.
E trocar o shampoo por outras alternativas pode ser uma delas.
...
10 Substitutos para o shampoo que você pode encontrar na sua despensaBicarbonato de sódio. ... Vinagre de maçã ... Gema de ovo. ... Aloe vera. ... Suco de limão. ... Óleo de coco. ... Chá ... Azeite de oliva.
Em seguida é preciso enxaguar bem. Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com tendência à caspa, além de os fios podem ficar pesados e opacos.
O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.
Resumindo: lavar o cabelo é higiene básica dos fios e do couro cabeludo! “O fio começa no couro cabeludo. Se essa região não for bem tratada/cuidada, pode prejudicar seu crescimento. Ele demora mais para crescer, pode cair, ainda mais se tiver com fungos e ocorrer a descamação”, alerta Marcela Buchaim.
O co-wash, redução do termo "conditioner washing" ou"lavar com o condicionador", em português, evita o uso do shampoo durante a limpeza, já os sulfatos presentes em sua fórmula abrem as escamas do fio, deixando os cabelos vulneráveis ao ressecamento e perda de nutrientes.
Confira o passo a passo abaixo de como lavar corretamente:Regule adequadamente a temperatura da água. ... Umedeça o couro cabeludo e os fios. ... Coloque a quantidade certa de shampoo. ... Massageie utilizando as pontas dos dedos. ... Enxágue abundantemente e repita o processo, se necessário. ... Aplique a máscara e o condicionador.
Enquanto o shampoo antirresíduos é indispensável para uma boa hidratação, o condicionador pode e deve ser deixado um pouco de lado. O ideal é que as cutículas dos fios estejam abertas para que a máscara aja com perfeição e o condicionador funciona justamente fechando-as, atrapalhando a ação ideal do produto.
Esse tipo de produto também pode ser usado como pré-tratamento para cabelos muito ressecados ou danificados, potencializando a hidratação e devolvendo sua maciez. Além disso, usar a máscara antes do shampoo também ajuda a evitar o embaraço durante a lavagem, o que reduz possíveis danos como a quebra dos fios.
"Para melhor resultado, devemos usar o shampoo antes, pois além do seu efeito detergente, ele possui propriedades nutritivas que preparam os fios para receber e absorver com mais eficiência o condicionador", explica.
Aposte no produto para fazer pré-poo
Assim, aplicando um produto hidratante nas pontas, como o condicionador, máscara ou óleo, cria-se uma película protetora que mantém a hidratação dos fios.
Portanto, a falta de lavagens gera acúmulo excessivo de óleo, que pode virar dermatite seborreica e doenças ainda mais graves", segue Viviane. É importante, além de tudo, escolher cosméticos adequados para cada tipo de cabelo, respeitando as necessidades dos fios e a frequência de limpeza que eles exigem.
O uso do condicionador após a máscara não é obrigatório, depende apenas de gosto pessoal e do estado do seu cabelo. Por si só as máscaras “hidratam”, repõem nutrientes e selam as cutículas.
Não, o condicionador não substitui o creme para pentear! Isso porque ele não dispensa o enxágue e mantê-lo nos cabelos pode ocasionar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão úmidos. Por isso, é muito importante usar os produtos certos para suas respectivas finalidades.
“Você usa a máscara após o shampoo, no comprimento e pontas. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. Para uma melhor finalização, o ideal é aplicar o condicionador depois e enxaguar”, conta. Essa ordem de máscara e condicionador, ajuda a selar a cutícula e deixar os cabelos com um acabamento melhor.
No caso do shampoo anticaspa, por exemplo, é preciso deixá-lo agir por 3 minutos; o condicionador, de 1 a 2 minutos e o creme de tratamento, de 3 a 20 minutos, dependendo do que estiver indicado no rótulo.
Todo mundo quer um cabelo hidratado, mas deixar o condicionador por horas não vai fazer um efeito melhor. Manter o produto por muito tempo na cabeça pode gerar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados.
Como funciona um rifle de precisão?
Como funciona caldeira a diesel?
Qual a função das Unidades de pronto atendimento?
Como lidar com as birras de 5 anos?
Como funciona a ponte h L293D?
O que significa estar com a energia baixa?
Onde ligar as pontas do multímetro?
Como identificar uma pessoa persuasiva?
Como saber se ela é sua melhor amiga?
Como saber se tenho hiperatividade teste?