Possíveis Causas De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.
Algumas doenças associadas à perda de peso repentina, são:Doenças intestinais, como, úlceras e doença de Crohn;Doenças neurológicas, como demência e doença de Parkinson;Problemas na tireoide, como hipertireoidismo;Doença de Addison, que é um problema na glândula adrenal;Câncer;Diabetes;Depressão;
A perda de peso involuntária de mais de 4,5 kg (10 libras), ou 5% do peso do corpo em um período de alguns meses, é preocupante. Os exames são realizados com base nos sintomas da pessoa e nos achados do exame físico. Não costumam ser necessários muitos exames para identificar a causa da perda de peso.
Um emagrecimento brusco pode ser causado por diversos fatores, como depressão, problemas na tireoide, estresse agudo, disfunções hormonais, entre outros. Não é à toa que situações desse tipo requerem acompanhamento médico.
A perda de peso rápida de até 10% do peso inicial em 1 mês, sem estar fazendo dieta ou exercício físico intenso é um sintoma frequente em pessoas que estão desenvolvendo câncer, principalmente câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, mas que também podem surgir em outros tipos.
42 curiosidades que você vai gostar
Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.
Para todos os pacientes deve ser feito um completo interrogatório, a começar pelos sintomas mais comumente associados a perda de peso: febre, dor, dispnéia, palpitação ou sinal de doença neurológica. Questionar também sintomas gastrintestinais: disfagia, anorexia, náuseas, alteração de hábito intestinal.
Uma perda de peso clinicamente significativa pode ser definida como a perda de 5Kg ou mais do que 5% do peso corporal normal durante um período de seis meses, especialmente quando progressivo.
Por que as pessoas comem muito e não engordam? Segundo a médica do esporte, Ana Paula Simões, a tendência a engordar ou emagrecer é algo imutável geneticamente. “A genética altera a célula conhecida como lipócito que tem uma capacidade maior de armazenar a gordura.
Para que serve o desmaia cabelo forever?
O que foi a Guerra do Emboabas e como terminou?
Quando começou Salve-se quem puder?
O que quer dizer Ly em inglês?
Qual foi a causa da reforma Protestante?
Como foi o jogo da discórdia do BBB21?
Como funcionava o mercantilismo?
Como foi feito os irmãos Willoughby?
O que devemos fazer para preservar o patrimônio público?
Como se formam os lagos Tectonicos?
Como matar a grama do meu jardim?
Como se forma a relação jurídica?
Quais são as principais causas de incêndios florestais?
Quais são os mundos Segundo o Espiritismo?