O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam apertando esse canal e obstruindo o rim, também é indicado.
O tempo de permanência varia em cada pessoa. Para Procedimentos rápidos, como o tratamento de cálculos renais, o cateter costuma ser retirado em até 1 semana. Em pacientes em tratamento para câncer, o cateter costuma ser trocado a cada 3 meses.
Como se faz? É realizado, normalmente, sob sedação anestésica. O cirurgião acessa o canal urinário com uma microcâmera introduzida pela uretra, localiza o meato ureteral na bexiga e posiciona, através dele, o cateter duplo J.
O cateter duplo J é um fino tubo flexível de poliuretano, com um calibre aproximado de 3 mm e um comprimento que varia de 8 a 35 cm, muito utilizado pelos médicos urologistas para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. É mais frequentemente utilizado após o tratamento de pedras nos rins ou nos ureteres.
A retirada do catéter é feita sob sedação, com o paciente sendo posicionado afastando os joelhos com as pernas fletidas. Utilizamos um aparelho (cistoscópio) através do canal urinário (uretra) por onde introduzimos uma pinça interna. Sem cortes.
Quanto tempo posso ficar com o duplo J? Em geral, recomendamos que o cateter não fique mais do que 3 a 6 meses, pois após isso ele pode começar a calcificar e isso dificulta sua retirada.
De modo geral, o paciente fica internado por 2 ou 3 dias. Mas a recuperação total pode levar de 2 semanas a 1 mês e, nesse período, o paciente é orientado a evitar atividade física moderada e intensa, bem como de alto impacto.
O cateter duplo J pode causar uma série de sintomas, como aumento da frequência urinário, urgência urinária, dor ou ardência para urinar, incontinência urinária, presença de sangue na urina, esvaziamento incompleto da bexiga, desconforto pélvico e dor na região lombar.
Os sintomas mais comuns são:
O cateterismo é muito utilizado para diagnóstico ou tratamento de doenças cardíacas por proporcionar uma recuperação muito rápida ao paciente, devido aos baixos riscos de complicações e uma taxa pequena de mortalidade. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
De acordo com o cardiologista José Armando Mangione, o cateterismo também é eficaz para desobstruir as veias. Esse tipo de procedimento é chamado de angioplastia coronariana. Além disso, é possível implantar uma válvula no coração de forma não invasiva - apenas um pequeno corte é necessário para realizar o procedimento.
Quais os cuidados necessários. Geralmente, para fazer um cateterismo programado é necessário um jejum de 4 horas antes do exame, e procurar repousar. Além disso, devem ser mantidos em uso somente os medicamentos orientados pelo cardiologista, evitando-se remédios que não foram orientados, inclusive remédios caseiros e chás.
Nesta modalidade o cirurgião identifica o orifício de drenagem do ureteres utilizando um monitor de vídeo e um equipamento de localização por raio X em tempo real. A partir daí, introduz um fio guia da bexiga até o rim, que servirá como trilho para o posicionamento adequado do cateter de duplo J.
Como adotar um animal do IBAMA?
Tem como colar no vestibular online?
Como faz para ter um olhar frio?
Qual a relação entre o mofo nos alimentos?
Como usar o Google Tradutor por voz?
Como se chama uma pessoa formada em Educação Física?
Como é formado um triglicerídeo de dois exemplos?
Como funciona vídeo game Xbox?
Como é formado o ligamento periodontal?
Como fazer o livro Caixa da Atividade rural?
Qual é a velocidade máxima de um ser humano?
Como usar o emulador de PS2 no PC?
Pode ter esquilo voador de estimação?
Como deve ser o relacionamento na escola?