O desejo de aparecer nas redes sociais parece ser influenciado por uma necessidade inerente de aprovação social, de ser aceito e reforçado pelos outros. ... Por esse motivo, de acordo com o estudo da IAB, nossa vida social está muito ligada às plataformas sociais da Internet.
A grande questão das redes sociais é a autoaceitação. As pessoas querem ser aceitas e mostrar a vida maravilhosa que vivem postando fotos lindas e editadas. Mas na verdade, em muitos casos, o perfil e as postagens só escondem o desejo de se sentir importante, reconhecido, amado e valorizado pelo outro.
O comportamento já ganhou até apelido. Quem se autopromove é chamado de bragger, uma palavra de origem inglesa que significa algo como “fanfarrão”.
Mas o que será que está por trás dessa vontade cada vez maior de compartilhar o dia a dia com tantas pessoas? Na busca por aprovação, atenção e reconhecimento, postamos fotos que, de alguma maneira, acreditamos que suprirão nossas necessidades afetivas. Percebo que há uma carência por trás de tanta exposição virtual.
Esses sites, diz a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, criam “a possibilidade de aproximar pessoas e fazer com que elas pertençam a um grupo e, muitas vezes, ajudam-nas a encontrar apoio numa hora difícil”. ...
35 curiosidades que você vai gostar
Para o psicólogo Edjofre Coelho, esse hábito se trata de uma necessidade de autoafirmação que induz a pessoa a registrar e estar por dentro de tudo. Segundo ele, as pessoas sempre tiveram esse desejo de fazer com que os outros soubessem como elas vivem, o que têm e fazem.
A autoafirmação é uma necessidade que possuímos individualmente de autoconsciência em um nível desejado. Esse processo nos leva a moldar a nossa imagem real e também realidades inventadas e ilusórias. É possível se obter a autoafirmação das mais diversas formas, como por exemplo, através de ilusões e conquistas.
Divulgada na publicação de Ciência Computers in Human Behavior, a pesquisa aponta que algumas pessoas acham que, no site, expressam melhor qualidades que não conseguem exibir normalmente. Por isso, elas usam o Facebook para buscar mais atenção e maior aceitação social.
Em função disso, as pessoas também estão vivendo vidas paralelas: uma real e uma virtual. Através da internet, elas adicionam novos amigos, namoram, compram, trabalham, ganham dinheiro, pesquisam, estudam, escrevem mensagens no lugar de bilhetes ou cartas.
É apenas uma prova de que nós temos valor entre nossos amigos e comunidades e nos faz sentir bem. Nosso cérebro funciona de maneira que, quando as pessoas demonstram gostar de nós, isso desencadeia uma resposta”, diz. E avisa: qualquer pessimismo em relação ao inofensivo hábito de postar fotos de si mesmo é exagero.
Acto de mostrar a sua vontade ou a sua independência; acto de se auto-afirmar . Plural: auto-afirmações . Plural: auto-afirmações . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoafirmação.
substantivo feminino Ato de se autoafirmar, de expressar vontades próprias, liberdade e independência, geralmente buscando a aceitação da maioria, do meio em que se vive; afirmação. Defesa de pontos de vista, opiniões e direitos próprios. Etimologia (origem da palavra autoafirmação). Auto + afirmação.
Mostrar a sua vontade ou a sua independência (ex.: ele começa a querer auto-afirmar-se ). Nota: Usa-se apenas como verbo pronominal. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoafirmar. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-afirmar.
O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.
Então presta atenção em algumas dicas valiosas:Não fique convidando as pessoas para jogos e eventos o tempo todo. ... Não exponha as pessoas. ... Não faça spam no Whatsapp. ... Cuidado com os áudios muito longos. ... Confira a veracidade dos links que compartilha. ... Pense no impacto que suas redes sociais podem gerar na sua carreira.
Os perigos das redes sociais
Certo, mas nesse caso é preciso que ocorra uma socialização com real proximidade, toque e olho no olho. As mídias sociais, por outro lado, podem causar maior sensação de isolamento e solidão, além de seu uso exagerado gerar sintomas de ansiedade e depressão.
Muitas selfies podem criar uma impressão de narcisismo.
O estereótipo é que as pessoas que postam selfies estão cheias de si mesmas ou são narcisistas declaradas. Frequentemente, no entanto, alguém que posta selfies em excesso pode ter baixa autoestima.
Um estudo recente vem afirmar que existe uma razão específica para que as mulheres tirem selfies sensuais: e é devido à competição. ... Segundo o estudo, as mulheres mais jovens tendem a tirar fotografias de cariz mais sensual como forma de competição entre outras mulheres.
Significado de fotomaníaco: Pessoa viciada em tirar foto. Fotógrafo compulsivo.
Quais as complicações existente quando o paciente com sonda?
Qual é a qualidade do ar em SP?
Como usar o recurso do IgD-pbf?
Quanto ganha um Tiktoker iniciante?
Por que o elétron não colide com o núcleo?
Quem tem epilepsia pode trabalhar?
Como ter autocontrole dos sentimentos?
O que é um ambiente de trabalho insalubre?
Qual é a vantagem de se comercializar o ovo pasteurizado?
Qual a cidade mais fria do Sul do Brasil?
Como comprar na Amazon e receber nos Correios?
Quem pode fazer o número do NIS?
Quantas missões tem o Red Dead Redemption 2?