Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de bactérias q causam a cárie e dessa forma, são mais propensas a desenvolver a doença cárie. No entanto, outros fatores pracisam estar presentes para isso acontecer, como dieta rica em açúcar e falta de escovação.
O principal é o estilo de vida. Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.
“Algumas pessoas realmente desenvolvem cárie mais precocemente e muitas vezes ela pode estar ligada a doenças ou medicações que causam xerostomia (boca seca e pouca saliva)”, diz Katia Regina Izola, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APDC (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).
É possível ter cáries mesmo escovando os dentes adequadamente? Sim. Fatores individuais (como produção ineficiente de esmalte) e circunstanciais (como boca seca) podem fazer com que mesmo uma higiene correta não seja suficiente para evitar o surgimento das cáries.
Primeira infância sem cárie dentária
Outro fator muito importante é o aleitamento materno por períodos prolongados. A amamentação protege contra a formação de cárie dentária e auxilia no encaixe correto dos dentes. Isso ocorre devido ao conjunto das ações de sucção, deglutição e respiração pelo nariz, sincronizadas.
40 curiosidades que você vai gostar
Douglas Cassoli tem 31 anos e nunca teve cárie. Sua higiene bucal é exemplar e invejável. Escova os dentes três vezes ao dia, sempre após as refeições, faz uso diário de fio dental e enxaguante bucal.
O que o tártaro pode causar na minha boca? Também conhecido como cálculo, o temível tártaro quando não é tratado pode provocar a formação de cáries. Situação que você, com certeza, deve evitar. "Se a cárie não for tratada pode se transformar em um problema ainda mais grave, a famosa dor de dente", alerta Furquim.
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ... ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ... USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ... EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ... FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ... DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ... PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ... DENTES DANIFICADOS.
E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.
Como meu bebê está com 23 semanas?
Como mudar a frequência do processador?
Quais são os principais rios europeus e suas características?
Como é produzido um filme de ficção científica?
Como são os satélites da Starlink?
Qual o principal objetivo dos testes de aptidão física?
Como são produzidos os alimentos geneticamente?
Como são produzidos os esgotos domésticos?
Qual a posição de um advérbio de duração em uma frase?
O que acontece se ligar o ventilador 110 em 220?
Como são feitos os instrumentos musicais?
Como colocar linha guia no Corel Draw?
Como utilizar Reserva Técnica FAPESP?
Como usar a planilha LibreOffice?
Para que serve o uso do hidrogel?