“Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos: Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores. Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança.
A publicidade infantil, isto é, aquela que fala diretamente com as crianças menores de 12 anos de idade é intrinsecamente abusiva, pois fere os valores humanos mais relevantes à nossa sociedade. E flagrantemente antiética, porque viola o conceito do que seria uma vida boa para e com outrem em instituições justas.
#01 A publicidade infantil é proibida no Brasil: FATO
Direcionar publicidade ao público infantil, de qualquer produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, lei de 1990.
É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...
Enquanto a publicidade enganosa é aquela inverídica e que visa levar o consumidor a erro, a publicidade abusiva é aquela que encontra fundamento no art. 37, §2º, do CDC, e que viola diretamente outros valores da sociedade, como a moral e os costumes.
30 curiosidades que você vai gostar
37, § 1°). Abusiva é a discriminatória, que incite à violência, explore medo ou superstição, desrespeite valores ambientais, abuse da inexperiência de crianças ou induza o consumidor a se comportar de forma perigosa a sua saúde ou segurança (CDC, art.
Qualquer informação falsa que seja capaz de construir uma ideia diferente da realidade de um produto ou serviço é configurada como “publicidade enganosa”. Portanto, clareza é fundamental em qualquer campanha.
“A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce”, é o que afirma a Publicidade Infantil Não.
O Instituto Alana, referência no assunto por meio do programa Criança e Consumo, sinaliza outras consequências da publicidade infantil como a erotização precoce; a sustentabilidade, frente a um incentivo de consumo exacerbado; e o estresse familiar, com o endividamento por parte dos pais para atender ao desejo embutido ...
Como fazer a memória RAM fica mais rápida?
Quantos sanduíches o Mc Donalds vende por dia?
Como acontece a transformação de pepsinogênio em pepsina?
Como cortar o vidro temperado?
Quem foram os primeiros portugueses que vieram para o Brasil?
Como saber onde está o técnico da NET?
Porque Pietro aparece em WandaVision?
Como saber se o óculos de sol e verdadeiro?
Como saber se o óculos D&G é original?
Quantos CM o libid gel aumenta?
Pode trocar as cordas de aço para nylon?
Como é comemorado Ação de Graças?
O que é Unipessoalidade da sociedade limitada?
Como diferenciar vidro temperado de laminado?
Quando o Delta e negativo como fica o gráfico?