A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes. A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos.
A poluição pode causar alguns problemas de saúde. São eles: os problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, aumento do batimento cardíaco, elevação da pressão arterial, aumento da espessura da placa das artérias e dor de cabeça. Já o cigarro, além da dependência, traz muitos malefícios.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.
A poluição do solo provoca sérios problemas ambientais, como a alteração das cadeias alimentares, desequilíbrio do ecossistema, perda da biodiversidade, contaminação dos lençóis freáticos, infertilidade do solo, perda da capacidade de drenagem natural e risco à saúde dos seres humanos.
34 curiosidades que você vai gostar
Poluição do solo: causas e consequências
Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.
Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.
A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra, como é o caso do aquecimento global e do efeito estufa.
Os poluentes podem ser naturais ou artificiais. Os poluentes naturais são aqueles que já existem na natureza, por exemplo, o gás carbônico, mas que tem a sua quantidade aumentada devido à ação do homem (antrópica) ou da própria natureza.
A poluição do ar pode causar um enorme impacto em dois grandes âmbitos: saúde humana e meio ambiente. Entre os principais efeitos da poluição do ar, estão doenças respiratórias e problemas ambientais.
Arritmias, aumento da pressão arterial, maior risco de aterosclerose, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são as consequências possíveis de um meio ambiente insalubre. Não há dúvida de que a poluição se inclui, cada vez mais, entre as causas de doenças cardiovasculares ou de sua piora.
Poluição: É a liberação de radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes em um ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos e os seres humanos.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que seriam agentes poluidores e como seriam ambientes modificados por esses poluentes. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
A poluição pode ser definida como a introdução de substâncias que alteram o equilíbrio natural do ambiente, podendo causar danos à saúde humana, aos seres vivos em geral e ao ecossistema.
Poluição do Ar ou AtmosféricaExcesso de liberação de ácido nítrico, dióxido de carbono e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, entre outros. Em decorrência da atividade das indústrias, veículos e incineração de lixo.Vulcões.Desmatamento.Queimadas.
Principais tipos de poluição do soloPoluição por uso de fertilizantes. ... Poluição pelo uso de defensivos agrícolas. ... Poluição por falta de tratamento de esgoto. ... Poluição por metais pesados. ... Poluição por medicamentos e outros rejeitos fabris. ... Desastres naturais ou acidentes em indústrias.
Poluição radioativa
A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
A erosão também pode trazer defensivos agrícolas e adubos até os corpos de água. Como consequência, isso pode provocar o desequilíbrio na fauna e flora desses ecossistemas. O processo provoca ainda o assoreamento dos rios e lagos. Assim, no período de chuvas, esses corpos-d água extravasam, causando as enchentes.
A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor.
O QUE É A POLUIÇÃO DA ÁGUA
Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.
2. Poluição O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes.
A poluição pode ser entendida como qualquer alteração em um meio, de modo a tornar o ambiente deletério ou prejudicial ao ser humano ou a qualquer forma de vida que este ambiente normalmente abriga, ou que prejudique uma funcionalidade de vida.
Qual a diferença entre contaminação e poluição? Poluição é o ato de poluir como também a degradação do meio ambiente, causada pela ação do ser humano ou qualquer outro fator, tornando-o prejudicial à saúde. ... Portanto, toda poluição é uma contaminação, mas nem toda contaminação é uma poluição.
Como ganhar pontos de fama no The Sims 4?
Como está o Líbano depois da explosão?
Qual a diferença de hidrocarbonetos saturados e insaturados?
Qual a classificação do verbo deu?
É possível ser feliz o tempo todo?
Como fazer máscara de pó de café para o rosto?
Onde solicitar isenção de rodízio?
Como respirar mais tempo debaixo d'água Minecraft?
Estou rouco mas não estou gripado?
Como ficar rica antes dos 30 anos?
Qual o calendário da prova de vida?
Qual é a classificação da segunda divisão?
Como usar o inhame para engravidar?
Como limpar panela muito queimada por dentro?
Como formamos a imagem em um espelho plano no caso de um ponto e no caso de um objeto extenso?