Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc. ... Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc. São acentuadas: daí (da-í), Piauí (Pi-au-í), Piraí (Pi-ra-í) etc.
A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.
O certo é CAJU. As palavras oxítonas terminadas em “u” não têm acento agudo. A regra das palavras oxítonas ( =sílaba tônica na última sílaba) manda acentuar graficamente só as terminadas em “a”, “e” e “o “, seguidas ou não de “s”: A(s): sofá, sabiá, atrás, aliás...
Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói - fiéis... b) Não serão mais acentuados o “i” e “u” tônicos quando, depois de ditongo, formarem hiato. No entanto, o acento permanece se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem seguidos de “s” ou no final da palavra.
15 curiosidades que você vai gostar
O til não é um acento, mas apenas um sinal diacrítico, usado para indicar a nasalização da vogal. Quando, por meio do sufixo “-mente” ou de qualquer outro sufixo iniciado pela letra “z”, formar-se uma palavra derivada a partir de uma primitiva em que exista o til, este deverá ser mantido.
1ª) Nos acentos gráficos:
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...
Na língua portuguesa, a maioria das palavras terminadas em “o” são paroxítonas (=não precisam de acento gráfico): sapato, palito, campo, bolo, coco, ovo... O acento gráfico de sábado (proparoxítona) e paletó (oxítona) é para indicar uma pronúncia inesperada, que foge à normalidade das palavras terminadas em "o".
Já o acento gráfico se caracteriza por marcar a sílaba tônica de algumas palavras. É o acento da escrita. Na língua portuguesa, os acentos gráficos empregados são: Acento Agudo (´ ): utiliza-se sobre as letras a, i, u e sobre o e da sequência -em, indicando que essas letras representam as vogais das sílabas tônicas.
O que é plano de ensino na Educação Infantil?
O que deve constar em um planejamento financeiro empresarial?
Como criar um portfólio de design de interiores?
O que acontece se o pivô está ruim?
Como montar um mini site grátis?
Como saber se porcelanato é bom?
O que comer no jantar para perder peso?
Como é feito o planejamento anual?
Qual a quantidade de germe de trigo por dia?
Como montar um cronograma de estudos simples?
Quando posso considerar o último dia da menstruação?
Como saber se um processador de notebook é bom?
O que é o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov?
Como saber o valor real de uma ação?
Como saber se o porcelanato e de primeira?
Qual a função da logística de distribuição?