A bióloga Angela Sanseverino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explicou que o bichinho da goiaba é uma larva de inseto. Ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. Após o nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba.
É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
Deve ser feito quando os frutos já estão desenvolvidos, mas ainda verdes, pois a mosca age no início da maturação. Como alternativa, há o uso de iscas tóxicas. Aplica-se o melado ou suco da própria fruta a 5% com algum inseticida em uma parte sombreada da árvore, para atrair e matar os adultos da mosca.
Se você deseja saber o que é bicho da goiaba, não vai achar a resposta muito agradável e pode até ter nojo de voltar a consumir a fruta. Isso porque eles se tratam de ovos que são depositados dentro da fruta por moscas. Depois que se desenvolvem, eles se transformam nas larvas que vemos dentro dos frutos.
Uso de remédios, como Tiabendazol ou Ivermectina, prescritos pelo médico, principalmente, quando existe um grande número de bicho-de-pé pelo corpo; Uso de pomadas, à base à base de cânfora ou vaselina salicilada, ou com o mesmo princípio ativos dos vermífugos.
35 curiosidades que você vai gostar
Gorgulho da goiaba - pequeno besouro acinzentado. Sua larva (o bicho-da-goiaba), branca, vermiforme e de cabeça escura, é a principal praga da cultura, podendo compro- meter até cem por cento da produção.
As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.
Envenenamento bacteriano: sintomas parecidos com a salmonela decorrentes da ingestão de larvas que tiveram contato com fezes ou material em decomposição. Reação alérgica: algumas pessoas podem ter alergia às larvas e apresentar sintomas respiratórios ou asmáticos.
As espécies dessa família podem infestar várias outras frutas, como abacate, ameixa, caqui, maçã e pêra. “Agora, se você acabou comendo um bicho da goiaba, não precisa se preocupar, pois ele não faz mal, nem causa qualquer doença em nós”, revela Angela.
O que é processo como procedimento?
Como são as sessões de radioterapia?
Quanto tempo dura o efeito da infiltração na coluna?
Quando nos casamos nos tornamos uma só carne?
Como é o processo de esculpir?
Como o meio ambiente passou a ser objeto de estudo da sociologia?
O que pode causar dor muito forte no estômago?
Como ganhar dinheiro no ITI Itaú?
Qual o produto mais indicado para queda de cabelo?
Qual é a diferença entre procedimento comum e procedimento especial CPP?
O que comprar para comer à noite?
Qual a diferença de marketing de massa e marketing por segmentos?
Como passar do regime fechado para o semiaberto?
O que os raios gama pode causar?