Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais); ... Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa. Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.
"Por que" em perguntas e afirmações
É que há toda uma geração de brasileiros que aprendeu o seguinte: por que separado se usa em perguntas; porque junto se usa na resposta. É verdade, mas não é a verdade toda. O correto é acrescentar que por que separado também se usa em respostas e afirmações.
Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. ... Sendo pronome relativo, é sinônimo de: por qual ou pelo qual.
Relativo é um adjetivo usado para caracterizar algo como relacionado de outra coisa, demonstrando que há uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.
45 curiosidades que você vai gostar
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.
Como limpar cozinha e organizar?
Por que calculamos a capabilidade de um processo?
Como saber se tenho dívida ativa no MEI?
Tem como mudar a cozinha de lugar?
Quanto consome um chuveiro de 7500w?
Como colocar uma lista no Excel em ordem alfabética?
Qual o jeito certo de medir a cintura?
Como organizar a entrada e saída de dinheiro?
Como funciona a saída de som do iPhone?
Como identificar o tipo de pesquisa?
O que não pode faltar na sua geladeira?
Como medir a motivação da equipe?
Como mudar a cor da madeira com verniz?
Quando sai a nova atualização de Hollywood Story?
Como medir pressão na hidráulica?
Qual é a profundidade de um poço artesiano?
Como mudar a saída de áudio do Google Chrome?