No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").
O termo carioca vem de duas palavras tupi: kara'iwa (homem branco) e oka (casa), que, juntas, significam “casa do homem branco”. Os índios passaram a usar a expressão logo depois da fundação do Rio de Janeiro para se referir à cidade.
| Nilópolis | |
|---|---|
| Município do Brasil | |
| Gentílico | nilopolitano |
| Localização | |
| Localização de Nilópolis no Rio de Janeiro |
“Carioca”, em tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”.
Aos padres portugueses declararam os paJés: CARA, CARI, CÁRIO significa "homem branco". A cor branca é no tupi: TINGA, também uma palavra pelasga, de cuja raiz vem nossa palavra TINGIR.
Se você nasceu na cidade de NILOPOLIS deve ser chamado de NILOPOLITANO pelos seus amigos.
Na parte de Nilópolis, é chamado de "Gericinó" ou "Mata" como é conhecido pelos nilopolitanos.
O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região Sudeste. A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.
Após a chegada da corte portuguesa, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil e pertencia ao Estado da Guanabara. Essa condição durou até à fundação da capital atual, Brasília (DF), em 21 de abril de 1960.
Porque é que quem nasce no Rio de Janeiro é carioca? Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).
A partir desse ponto ocorre a ocupação definitiva da região. A reunificação do território ocorre somente em 1578, ficando a capital sediada em Salvador. Após a chegada da corte portuguesa, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil e pertencia ao Estado da Guanabara.