Pessoas criativas têm uma percepção do mundo literalmente diferente dos outros. ... Isso pode explicar porque elas tendem a ser particularmente criativas. A “abertura à experiência” é um dos cinco grandes traços frequentemente usados para descrever a personalidade.
Existem exercícios e brincadeiras que já conhecemos, como palavras-cruzadas, xadrez e sudoku que possuem um papel muito importante para o cérebro. Eles estimulam a capacidade de raciocínio rápido e lógico. Leitura e escrita diárias são exercícios também fundamentais para o processo de criatividade.
“Nossas descobertas indicam que o cérebro criativo é “conectado” de forma diferente e que as pessoas criativas são mais capazes de envolver sistemas cerebrais que geralmente não trabalham juntos.
Pouco a pouco, os cientistas começam a descobrir quais zonas do cérebro se relacionam à criatividade e a identificar processos como ideias espontâneas ou pensamento controlado (aquele que pondera se algumas "ideias loucas" podem chegar a funcionar na vida real).
Mesmo sem chegar a esse patamar, as pessoas que têm ideias originais em sua vida cotidiana possuem um cérebro diferente dos demais, segundo pesquisa liderada por Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva pela Universidade Harvard. Assim como a inteligência, a criatividade é algo que todos temos em maior ou menor medida.
"Conseguimos prever - modestamente - a habilidade criativa de uma pessoa a partir da força de suas conexões neurais no interior de uma mesma rede", prosseguiu o cientista. "Em geral, pessoas com conexões mais fortes tiveram ideias melhores."
Quanto tempo para o juiz assinar a guia de levantamento?
Quais os benefícios de se tomar complexo B?
Quantas horas demora um desfile de moda?
O que é bom para limpar furúnculo?
Porque o valor do dólar está alto?
Onde está localizada a folha de rosto?
Quais os melhores tipos de malha?
Qual habilidade trabalha rima?
Qual o benefício da humanização no atendimento?
Como segurar a toalha na mesa?