Se a temperatura de um corpo aumenta, conseqüentemente, aumenta a velocidade de seus átomos e moléculas, que passam, então, a se movimentar rapidamente, ocorrendo um aumento no afastamento médio entre os átomos, o que causa um aumento nas dimensões do corpo, ou seja, de seu volume, e isto é o que se chama dilatação.
A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno que ocorre quando corpos que se encontram no estado sólido ou cristalino são expostos a uma grande variação de temperatura, de modo que as suas dimensões de comprimento, área ou volume são alteradas.
Significado de Dilatação substantivo feminino Aumento do volume de um corpo, sem que ele receba qualquer acréscimo de material. Na sua maioria, os sólidos e líquidos se dilatam quando aquecidos, e se contraem quando esfriam.
Com o aumento da temperatura, as moléculas de um corpo passam a ocupar um espaço maior. Cada material apresenta seu próprio coeficiente de dilatação térmica, que pode ser de três tipos distintos: coeficiente de dilatação linear, superficial e volumétrica.
Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas. ... Dessa forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as moléculas que compõem o corpo.
Quanto maior a temperatura mais as moléculas se agitam, e com o aumento da agitação molecular, as moléculas ficam mais afastadas uma das outras. Durante a agitação, duas forças atuam nas moléculas: a de atração, provocando aproximação; e a de repulsão, provocando afastamento.
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
(Fuvest) Para ilustrar a dilatação dos corpos, um grupo de estudantes apresenta, em uma feira de ciências, o instrumento esquematizado na figura abaixo.
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos.
Corpos sólidos com simetria alongada, como fios, agulhas ou vigas de ferro, sofrerão os três tipos de dilatação já citados, no entanto, a dilatação linear será a mais evidente de todas. Isso também se aplica aos corpos de simetria superficial, como placas metálicas, telhas, calhas, vidros ou azulejos.
Dilatação Superficial: é a dilatação que se caracteriza pela variação da área superficial do corpo. Essa variação na superfície do corpo pode ser calculada por meio da seguinte expressão:
Qual a diferença entre derivação regressiva é imprópria?
Qual a diferença entre Gengivectomia e gengivoplastia?
Quais as complicações da glomerulonefrite?
Quem foi o último governo nomeado do Estado de Rondônia?
O que são ferramentas administrativas do Windows?
O que não pode levar na bagagem de mão ANAC?
Qual recurso cabível contra decisão que rejeita impugnação ao cumprimento de sentença?
Quanto tempo é a garantia do notebook Compaq?
Quais os requisitos da quebra do sigilo de comunicação através de interceptação telefônica?
O que fazer para parar com a queda de cabelo?
Por quanto tempo os cachorros mamam?