As células da mucosa colônica têm uma capacidade elevada de absorver ativamente sódio, e a diferença de potencial elétrico gerado pela absorção do sódio promove absorção de cloreto. A absorção destes íons cria um gradiente osmótico através da mucosa do intestino grosso, o que por sua vez, leva à absorção de água.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
Durante a formação do bolo fecal, o intestino reabsorve parte da água presente nas fezes, e parte permanece nas fezes para melhorar a sua consistência. Quando a água é insuficiente neste processo, a expulsão dos resíduos é mais difícil e a pessoa pode sofre com dores abdominais e anais.
As células epiteliais maduras nas pontas das vilosidades do intestino delgado são ativas na absorção de água e eletrólitos. A absorção efetiva que normalmente ocorre no intestino delgado é o resultado de fluxos secretórios e absortivos muito maiores.
A absorção de água é potenciada pela absorção de íons e nutrientes, predominantemente no intestino delgado. As células epiteliais maduras nas pontas das vilosidades do intestino delgado são ativas na absorção de água e eletrólitos.
Absorção de nutrientes no intestino grosso. O intestino grosso é responsável pela formação da fezes e é onde se encontram as bactérias da flora intestinal, que ajudam na produção das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia ...
Protege o intestino da atividade bacteriana. Para o intestino grosso, aproximadamente 1500 ml de quimo chegam todos os dias. A maior parte da água e os eletrólitos que contém são absorvidos principalmente na metade proximal do cólon, de modo que as fezes excretadas contêm apenas cerca de 100 ml de água e entre 1 e 5 mEq de íons de sódio e cloro.
A absorção efetiva que normalmente ocorre no intestino delgado é o resultado de fluxos secretórios e absortivos muito maiores. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.
Como tirar a segunda via do talão de água da Sanepar?
Como tirar a sobrancelha corretamente passo a passo?
Como revisar de acordo com a curva do esquecimento?
Qual a melhor forma de tomar cápsula seca barriga?
Quanto custa a licença do 3ds Max?
Qual é a função da vírgula na citação de um trecho bíblico?
O que é e para que serve constelação familiar?
Como funciona uma câmara de vácuo?
O que é um condicionamento pavloviano?
Como funciona a contratação de freelancer?
O que é o ciclo vital da família?
Como se dá o conhecimento para os idealistas?
Para que serve a curva de Gauss?
Quais são as fases do ciclo menstrual?
Quem pode fazer custódia de cheques?