Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.
O Museu do Futebol busca preservar e difundir um acervo de referências sobre o futebol, tratado na exposição, não só como esporte, mas também como um aspecto social importante do Brasil.
O Museu do Futebol foi criado para contar parte da nossa história sob o ângulo de uma paixão nacional, que nasceu inglesa e de elite. Daí sua missão de investigar, divulgar e preservar o futebol como patrimônio, como destacada manifestação cultural do povo brasileiro.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho.
Na visão do Museu, o futebol, para os brasileiros, não é apenas um esporte mas também uma gama de expressões culturais e sociais que contribuem para definir e explicar a sociedade brasileira e a história do País a partir do final do século XIX.
37 curiosidades que você vai gostar
O Museu [do Futebol] permite ao visitante entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.
Salas Números e Curiosidades, Dança e Jogo de Corpo
Na Sala dos Números e Curiosidades, muita diversão, com placas gigantes que contam as regras, recordes, frases engraçadas da história do futebol.
Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.
O orçamento anual do Museu do Futebol é composto por recursos da Secretaria de Cultura e receitas captadas pelo IDBrasil, como venda de ingressos, locações de espaços, patrocínios e permutas, essenciais para a sustentabilidade financeira da instituição e para a diversificação da programação cultural do Museu.
Na primeira sala há 29 (imagens holográficas) jogadores, sendo 2 jogadoras a Marta e Formiga. Logo depois vem a sala, onde gols memoráveis são narrados por pessoas importantes no meio do futebol. Continuando, vem a sala que mostra as torcidas nos estádios, com seus cantos e bandeiras.
A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, além de garantir a interatividade com o público.
Disciplinas como Geografia, História, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa são apenas alguns dos exemplos que podem ser trabalhados pela equipe multidisciplinar de educadores do museu – todos profissionais com ensino superior, com formações variadas.
Ao todo, são mais de 14 mil itens, em um espaço que conta com bancadas para leitura, wi-fi gratuito e computadores para uso compartilhado. Em situação normal, o acervo físico pode ser consultado no espaço da biblioteca, com conforto e apoio da equipe do CRFB.
O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.
Os registros mais antigos sobre o Futebol praticado no Brasil, porém, datam de 1875, em Curitiba. A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas.
Reinaldo, pelo Galo, é o maior artilheiro do Mineirão com 157 gols (Foto: Arquivo Lance!) Heitor é o maior artilheiro do Palestra Itália com 180 gols (Foto: Arquivo Lance!)
Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, na capital paulista.
Abrimos de terça a domingo, das 9h às 17h00 (com permanência até 18h).
O líder e recordista, segundo Unzelte, é o ponta Cláudio Cristóvam de Pinho (1922-2000), que jogou no Corinthians entre 1945 e 1957. Pinho, cujo apelido também era Gerente, marcou 186 gols em 322 jogos disputados com a camisa do time de Parque São Jorge.
É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
Mistifório jurídico. A expressão racismo no futebol é empregada de forma tecnicamente equivocada, porque o que é assim classificado pela mídia se trata, na verdade, do crime de injúria qualificada, definido no artigo 140, § 3º, do Código Penal Brasileiro, e não do crime de racismo, prescrito na lei 7.716 de 1989.
Agora, “futebol arte” significava jogar de forma criativa e justa, sem faltas, sem desonestidade, e com muita ética e fair play. No contexto do acirramento das lutas da sociedade civil pela redemocratização, ganhou força a tendência de relacionar o futebol brasileiro ao processo de construção da cidadania plena.
O museu é o lugar onde estão guardadas as coleções de objetos artísticos, científicos ou de outro tipo, em geral de valor cultural, convenientemente organizados para que sejam observados. Não existem museus apenas de arte, mas de todo tipo, como científicos, etnográficos e botânicos, dentre outros.
Como amarrar uma bandana na mão?
Quais as habilidades de um profissional na atenção farmacêutica?
Como limpar as penas dos pássaros?
Como descolorir os pelos em casa sem pó descolorante?
Pode dar banho no cachorro com bicarbonato?
Como usar betume em cera na madeira?
Que estruturas possuem os vírus?
Como descrever uma pessoa fisicamente exemplos?
Quais os benefícios de colocar açúcar no shampoo?
Como usar o bicarbonato para amaciar carne?
Qual o melhor bepantol para área dos olhos?
Como funciona a balança comercial?