O estômago secreta ácido clorídrico e pepsinogénio. O HCl tem como função fornecer alguma protecção contra colonizações bacterianas indesejáveis e activar o pepsinogénio . Por acção do H+, o pepsinogénio é convertido em pepsina, uma protease.
O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas.
A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago.
O estômago produz ácido clorídrico através de células estomacais especializadas. As células produtoras de ácido são estimuladas pela substância histamina, que por sua vez é estimulada pelo hormônio gastrina.
Os inibidores endógenos de secreção do HCl são as prostaglandinas, fator de crescimento epidérmico, que atuam de forma parácrina inibindo diretamente a secreção do HCl nas células parietais, mesmo processo da somatomedina, que também inibe indiretamente a secreção de gastrina, e histamina.
Os inibidores endógenos de secreção do HCl são as prostaglandinas, fator de crescimento epidérmico, que atuam de forma parácrina inibindo diretamente a secreção do HCl nas células parietais, mesmo processo da somatomedina, que também inibe indiretamente a secreção de gastrina, e histamina.
Mais profundamente nas glândulas da região do corpo há células oxínticas ou parietais e células principais. As primeiras secretam HCl, as segundas produzem o pepsinogênio. A células oxínticas. Estas células sofrem enormes mudanças estruturais quando passam do estado de repouso para o de secreção de HCl.
HCl também protege o corpo da doença ao matar agentes patogênicos comumente encontrados em alimentos. Leia as funções e abaixo o Dr. Lair Ribeiro ensina como testar a acidez do seu estômago em casa. O ácido clorídrico é naturalmente encontrado nos sucos gástricos do estômago.
HCl também tem outro papel importante a desempenhar no estômago durante o processo de digestão. A presença de HCl no corpo do estômago provoca a ativação de enzimas. Uma das proteínas do HCl é utilizada para converter a enzima pepsinogen em pepsina. A pepsina quebra os péptidos da proteína.
Este aumento de acidez estimula a secreção de uma outra hormona, a secretina, que provoca diminuição da motilidade gastrointestinal. Isto tem como efeito a paragem da transferência do conteúdo estomacal para o duodeno, impedindo que o estômago esvazie de forma demasiado rápida.
Qual a Função do Ácido Clorídrico no Estômago? O ácido clorídrico, também chamado de HCl, é um líquido claro e altamente corrosivo. HCl é um dos muitos produtos químicos liberados no estômago quando comemos uma refeição.
Como clarear o rosto com água de arroz?
Como funciona um cursinho preparatório?
Como deve ser uma gestão democrática?
O que significa a sigla CVV Setembro Amarelo?
Qual carro comprar na faixa de 30 mil reais?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de tireoide?
Como fazer uma medição de serviços?
Precisa ferver o leite para fazer queijo?
É crime colocar idoso em asilo?
Qual a diferença entre o processo civil e o processo criminal?
Quais cuidados devemos observar ao verificar a temperatura corporal?
Quais células produzem estrogênio?