Talvez você não tenha aprendido a dar nome a suas emoções. Por sorte, há exercícios, como a Terapia Comportamental Dialética, que ajudam as pessoas a nomear o que sentem. Lembre-se de que não existem emoções “erradas”. Negá-las só faz piorar o que sentimos por dentro.
Contudo, desligar-se emocionalmente significa tomar consciência de que a sua felicidade está em suas mãos e é uma questão de escolha. Não podemos controlar todos os sentimentos, mas é perfeitamente possível decidir como reagir perante eles.
Pode-se dizer que as emoções têm 3 funções principais: Função adaptadora: prepara o organismo para a ação sendo esta uma das mias importantes. Graças a esta capacidade podemos atuar eficazmente. Função social: expressam o nosso estado de ânimo e facilitam a interação social para que se possa prever o comportamento.
E digo muito ou pouco porque todos os indivíduos possuem emoções dentro de si, seja em maior ou menor grau. Somos seres capazes de sentir e provocar as mais diversas emoções. Assim, entender o poder destas sobre nós e, principalmente, conhecê-las são fatores fundamentais para o autoconhecimento.
Existem várias classificações das emoções, atendendo a diferentes critérios. Em geral, o mais utilizado é o que se refere ao momento em que se produzem por primeira vez: 1. Emoções Básicas, Primárias ou Inatas: São aquelas que se apresentam desde o momento do nascimento.
Qual praia é a mais bonita do mundo?
Quais as características da força magnética?
O que acontece se eu usar shampoo vencido?
Quais são os grupos de empresas?
Qual é a diferença entre mutualismo e simbiose?
Quanto tempo demora para sair um divórcio amigável?
Quais são as danças brasileiras mais populares?
Pode fazer agachamento com dor na lombar?
Porque a rainha sempre usa bolsa?
É normal inchaço após histerectomia?
O que é Estado de Direito e qual sua importância?