Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro.
As Igrejas Protestantes professam os Três Credos Católicos e repudiam as concepções anabatistas. A crença, enfatizada por Lutero, na Bíblia como a maior fonte de autoridade para a igreja.
Batistas – O movimento anabatista surgiu durante a reforma protestante e fundou a sua primeira igreja em 1 de janeiro de 1525. Metodistas – Foi criada no século XVIII, na Inglaterra, e tinha a intenção de reformular a igreja anglicana.
O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).
Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo “protestante” vem do documento formal de protesto – Protestatio – que os luteranos apresentaram em uma assembleia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja.
Martinho Lutero Um dos pontos defendidos por Martinho Lutero, teólogo que deu início à Reforma Protestante, na Alemanha, era que a fé cristã deveria ser professada nas línguas vulgares dos fiéis, e não somente em latim.
Já o nome “evangélico” vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim).
A primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara (1625-1692)
Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo “protestante” vem do documento formal de protesto – Protestatio – que os luteranos apresentaram em uma assembleia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja.
O primeiro avivamento local, ocorreu em Northampton, Massachusetts, sob a liderança do ministro congregacional Jonathan Edwards. No outono de 1734, Edwards pregou uma série de sermões sobre a "justificação pela fé", e a resposta da comunidade foi extraordinária.
A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas. Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.
Para os protestantes a autoridade da Igreja está vinculada à obediência da palavra de Deus e não à sucessão apostólica. Assim sendo, a Igreja cristã existe onde se escuta e obedece a palavra de Deus.
Os primeiros protestantes a chegar no Brasil foram os holandeses por volta do ano 1630. Os holandeses invadiram o nordeste a partir de Pernambuco. Só em recife, foram abertas 22 igrejas protestantes durante as duas décadas de dominação holandesa.
Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal. O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.
Quais são as características do ensino tradicional?
Como tirar linha da tabela no PowerPoint?
Qual o melhor exercício para dor lombar?
Quem não pode tomar o Venalot?
É verdade que o Dynho foi expulso da fazenda?
O que caracteriza os processos essenciais em uma cadeia de valor?
Como dar entrada no divórcio sozinho?
O que vem a ser competência e habilidades?
Qual o número de surdos no Brasil atualmente?
Com quantos km deve fazer o rodizio de pneus?
Qual a finalidade do teste de draize?
Quais os principais pontos da BNCC para o ensino de Ciências da Natureza?
Quantos são e quais os tipos de arremesso no atletismo?
Como tratar a depressão respiratória?
Quais os peixes que tem vermes?