Ser uma pessoa controladora não significa necessariamente querer ter domínio sobre os outros. Em muitos casos, a personalidade controladora também é vista em quem tenta regular sua própria vida, rotina e hábitos. Normalmente, são pessoas perfeccionistas, metódicas e ansiosas.
10 sinais que mostram que estamos com uma pessoa controladora
Pessoas controladoras são difíceis por natureza e fazem de tudo para ignorar ou desrespeitar os limites alheios. Portanto, você deve ser direto ao máximo. Se sua namorada for controladora, por exemplo, diga "Não vou guardar meu telefone toda vez que estivermos juntos, ainda mais porque você quer que eu durma na sua casa quase toda noite.
Lidar com pessoas do trabalho, ou de qualquer outro ambiente, exige um exercício contínuo de empatia, flexibilidade e paciência. Cabe a você escolher entre agravar a situação ou torná-la mais agradável.
Todos têm o direito de serem tratados com respeito, expressar suas opiniões, dizer "não" sem peso na consciência e ter pontos de vista divergentes. Quem convive com pessoas controladoras por muito tempo acaba se esquecendo desses direitos. Se for o seu caso, lembre-se de quem é e imponha limites antes de qualquer interação social.
Para resolver a situação, entenda que quem gosta de controlar os outros pode ter problemas emocionais sérios. Num primeiro momento, tente determinar o que o indivíduo está sentindo quando tenta controlar algo. Por exemplo: você está morando com sua namorada, que é controladora.