É causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococos), que vive habitualmente na nossa pele como agente comensal, mas que pode causar foliculite após barbear, depilação oclusão, ou alguns dos outros fatores acima referidos.
A foliculite pode ter diferentes causas, que vão desde a depilação incorreta e devido ao crescimento do fio de pelo no sentido contrário (ele se dobra e cresce para dentro da pele, ao invés de para fora) a até mesmo uma infecção causada por um fungo e/ou uma bactéria.
A foliculite pode ser tratada em casa com a higienização da região com sabão anti-séptico, mas também pode ser necessário o uso de cremes ou pomadas específicas, que devem ser recomendados pelo dermatologista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite é uma infecção na pele iniciada nos folículos pilosos. A inflamação é, geralmente, motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica.
Geralmente de quatro a dez dias.
21 curiosidades que você vai gostar
Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.
Bactroban® pomada é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina.
Neste tipo de foliculite, os corticosteroides são o melhor tratamento. Em casos mais graves, é necessário entrar com a medicação oral também. Em pacientes com HIV, além dos esteroides tópicos, o médico pode receitar anti-histamínicos via oral também.
Segundo a dermatologista, a principal causa da foliculite tem a ver com lesões causadas na pele provocadas pela depilação. Além disso, a transpiração excessiva e o uso de tecidos justos e grossos, que não permitem a oxigenação, agravam o problema. “É importante que o corpo transpire.
No caso da foliculite superficial, o tratamento recomendado geralmente é o uso de antibióticos, tópicos ou oral. Já para a foliculite profunda pode ser necessário o uso de ácidos e até procedimentos como o LED para diminuir a inflamação. Em ambos os casos o mais recomendado é procurar um dermatologista.
“A foliculite nas pernas e nádegas pode ser tratada com antibióticos tópicos ou orais. Também é bom evitar depilação com lâmina e cera, preferindo o uso de laser para eliminar os pelos. Esfoliar a região toda semana ajuda bastante”, indicou a Drª Flávia.
No caso da foliculite causada por bactérias ou fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol. Além disso, em casos de pacientes específicos, como os portadores do vírus HIV, por exemplo, além dos esteroides tópicos, o médico pode receitar anti-histamínicos via oral.
A foliculite infecciosa bacteriana, quando atinge apenas a parte superficial do pelo, se manifesta por pústulas (acúmulo de pus) ou pápulas (carocinhos) avermelhadas, tendo no centro o pelo, associado à dor à palpação, especialmente no nariz. A foliculite é mais comum no couro cabeludo e no rosto.
No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.
A formação de bolinhas vermelhas na pele é um dos principais sintomas da foliculite. Mas a doença de pele, que também causa coceira e pequenas pústulas amarelas bem similares a espinhas, também pode ser considerada como um tipo de alergia?
Sintomas. Quais são os sintomas de alergia na pele? Se você sentir coceira, vermelhidão, mudança de textura, descamação e bolhas, fique de olho. Vale lembrar que essas reações podem aparecer tanto juntas quanto separadas.
A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.
“Bolinhas no corpo é um termo muito amplo que pode representar alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias, como a urticária. Além disso, elas também podem aparecer em resposta a algum tipo de reação irritativa ou inflamatória na pele, como a acne”, afirma a Drª Tatiane.
O enxofre é um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-bacterianas. Por isso, sabonetes à base de enxofre são muito indicados para auxiliar no tratamento da pele acneica, pois diminuem a oleosidade e aliviam inflamações.
O Sabonete de Aroeira Aromed é ideal para a limpeza diária da pele. Ele auxilia no combate a inflamações, acne, coceiras, rachaduras cutâneas e até frieiras. Também fornece ação estimulante, tônica e antioxidante, ideal para um banho revitalizante.
Como o Behaviorismo compreende o homem?
Como usar o Dominó na matemática?
Como a língua de sinais francesa é reconhecida?
O que é behaviorismo e como este vê o homem?
Quando a mãe dorme o bebê também dorme na barriga?
Como o bebê respira dentro da bolsa?
O que os piratas utilizam para se orientar no mar?
Como jogar de goleiro FIFA 21?
O que são aquíferos e como são formados?
Que tipo de ser vivo causa o bolor?
Quais as regras do dominó ponta de 5?
Como fazer para o balão descer?