O autocuidado, portanto, nos proporciona maior qualidade de vida, pois fortalece nossa autoestima, nossa autoconfiança e a nossa capacidade de tomar decisões frente aos desafios da vida cotidiana.
O autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tratando-se da forma como a população estabelece e mantém a própria saúde, e como previne e lida com as doenças.
O que é e por que devemos ter autocuidado? Como mencionei anteriormente, autocuidado significa cuidar de si mesmo. Quando se fala em ter hábitos de autocuidado, fala-se em estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.
O ideal seria desenvolvermos o autocuidado como um hábito, pois essa prática promove o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.” Elisabete lembra ainda que “cuidar de si não significa não se importar com os outros. Somos seres sociais, então ser empático, se solidarizar com o próximo, também é um ato de amor importante para o bem estar mútuo.”
O autocuidado é um processo em constante construção e cada mulher tem vivências particulares. Começar com uma prática simples, como acordar mais cedo, pode significar muita coisa e te proporcionar uma vida mais positiva e menos estressante.
Entende-se por autocuidado o ato consciente que uma pessoa toma para promover sua própria saúde e bem-estar – em uma ou mais áreas de sua vida. É possível praticar o autocuidado de diversas formas. Desde a simples atitude de procurar ir se deitar cedo e ter um bom sono, até adotar hábitos novos que não são comuns para muitos.
Quem recebe a multa de rescisão de contrato de aluguel?
Teve aumento na conta de luz 2022?
Qual o celular mais rápido de 2021?
Quais são os exercícios da ginástica geral?
Qual a diferença entre CV e kVA?
Qual a diferença entre as formas de governo consideradas puras e impuras?
O que faz um vistoriador de veículos?
O que diz o artigo 165 b do Código de Trânsito?
Quais são os tipos de medicamentos controlados?
Quais as cidades mais frias do Sul?