Emissão beta (β): Essa radiação é constituída de partículas leves com carga elétrica negativa, semelhante a elétrons (carga igual a +1). Visto que a massa de um elétron é muito menor que a massa do próton ou a massa do nêutron, considera-se que a massa da partícula beta é desprezível.
Após a emissão do elétron e do neutrino, o núcleo contém sete prótons e sete nêutrons. Seu número de massa permanece o mesmo, mas seu número atômico aumenta de um”1. Assim, um decaimento beta é considerado uma força nuclear fraca.
A radiação “Beta” possui carga negativa, assemelhando-se aos elétrons. A emissão de tal partícula pode ser realizada pelo Iodo-131, conforme a equação: Não pare agora...
Num núcleo estável, o nêutron não decai. Um nêutron livre, ou um em um núcleo que tem muito mais nêutrons do que prótons, pode decair emitindo uma partícula beta e um neutrino. A pequena diminuição da massa atômica no decaimento é novamente a fonte de energia cinética das partículas emitidas. ...
A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. ... Esta radiação ocorre na forma de partículas beta (β), que são elétrons de alta energia ou pósitrons emitidos de núcleos atômicos num processo conhecido como decaimento beta.
Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.
A emissão de uma partícula beta (0-1 β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.
- As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas ...
Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron.
As partículas beta também são usadas no controle de qualidade para testar a espessura de um elemento, como papel, que passa por um sistema de roletes. Parte da radiação beta é absorvida à medida que passa pelo produto. Se o produto for muito espesso ou fino, uma quantidade correspondentemente diferente de radiação será absorvida.
Como implementar um Sistema de Informação?
Como instalar Call of Duty WWII no PC?
O que devemos fazer para evitar doenças contagiosas?
Qual o papel do enfermeiro para minimizar os erros e falhas cometidos?
Quais as características da segunda fase do capitalismo?
O que fazer para evitar os riscos ergonômicos?
Como montar uma consultoria de logística?
Qual a explicação para a baixa densidade demográfica da Região Norte?
Como podemos diferenciar a excitabilidade nos seres vivos exemplo?
Como ocorre a ideologia como falsa consciência?
O que são modalidades esportivas de combate?
Como podemos resolver a superpopulação?
Qual é a relação entre o pensamento de Sócrates e de Platão?
Como podemos evitar o corte das árvores para o uso da madeira e preservar as florestas?