Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo e com escamas miúdas. Mas essa regra não vale para a venenosíssima coral A cobra à esquerda – uma dormideira da espécie Dipsas albifrons – não tem veneno. O problema é que ela é facilmente confundível com a perigosíssima jararaca (Bothops jararaca, acima).
Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.
O veneno das cobras afeta os seres humanos de maneiras diferentes e os cuidados médicos devem ser prestados o mais rápido possível. O perigo da picada, em grande parte, tem a ver com uma reação alérgica ao veneno, por isso deve sempre haver anti-histamínicos no kit de primeiros socorros.
Presas: As cobras venenosas têm presas ocas ou sulcadas na parte anterior da mandíbula, cuja função é a injecção do veneno. As cobras não venenosas, porém, normalmente não têm presas e, se aparecem, são posteriores.
Conte-os à equipe de saúde no pronto-socorro ou ao médico, pois eles poderão ajudá-lo a descobrir o tipo de veneno com o qual estão lidando e como tratá-lo. Dentre os sintomas mais comuns da mordida de uma cobra venenosa, incluem-se:
Qual o valor do Ticket-alimentação 2021?
O que é a sociedade da informação e do conhecimento?
Qual chuveiro gasta mais 127 ou 220V?
O que um cisto no ovário pode causar?
Quais os times que nunca foram rebaixados?
Por que o prurido pode está associado a uma patologia hepática?