Segundo Maria Dilma Alves, psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.
Na esfera fisiológica, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade. Já o ganho de condicionamento e a mudança física contribuem para a melhora da autoimagem.
A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.
Impacto da atividade física no organismo A ausência de endorfina no cérebro pode causar problemas desde mau humor até depressão. A substância, também conhecida como hormônio da felicidade, é o neurotransmissor responsável pela promoção da sensação de prazer e bem-estar.
O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor.
A pesquisa foi realizada no Medline, contou com experimentos que permitiu examinar a relação entre o exercício físico e a depressão e a ansiedade e comparou pacientes que participaram de algum tipo de intervenção terapêutica habitual com pacientes que, além da intervenção terapêutica, participaram de um
Os resultados permitiram demonstrar que o exercício pode estar associado à menor ocorrência de sintomas de depressão e ansiedade, contudo, muitos estudos têm limitações metodológicas significantes. Há disponível um número considerável de evidências do valor do exercício na redução de sintomas depressivos e ansiosos, porém, este não
O exercício físico moderado produz um efeito benéfico geral sobre o organismo. A prática regular traz resultados positivos aos distúrbios de sono, aos aspetos psicológicos e aos transtornos de humor, de ansiedade, depressão, além de que melhora os aspetos cognitivos, como a memória e a aprendizagem.
O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade, e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunitário. O desporto pode ajudar a tratar depressões quando praticado regularmente e com alguns cuidados especiais.
O que é Parcelamento edificação ou utilização compulsória do solo?
O que é incidência da autonomia privada?
Qual a importância do fortalecimento muscular?
Quais são as principais características dos direitos fundamentais?
Como ligar para o Estado do Rio de Janeiro?
Faz mal comer comida queimada?
Que alimentos podem ser irradiados?
Quantas contas de Instagram existem?
Qual é a importância do processo de alfabetização?
O que empreender com 500 reais?
Como acessar a caixa postal da Claro?
Quais as características do teatro de improvisação?
Quando Raquel morre na novela Genesis?
Qual é a classificação das feridas?
Qual é a posição do sacador no vôlei?