O rio Tamisa ou Tâmisa é um curso de água do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. Nasce perto da aldeia de Kemble, na região de Cotswolds, e atravessa Oxford, Wallingford, Reading, Henley-on-Thames, Marlow, Maidenhead, Eton, Windsor e Londres.
O Tâmisa, embora enfrente problemas como a poluição por plástico, hoje é um rio completamente diferente do ambiente poluído de outrora, quando nem mesmo peixes mais resistentes conseguiam sobreviver. Em 1957, o Museu de História Natural de Londres declarou que o rio estava biologicamente morto.
O Tâmisa é o principal rio da Inglaterra. O Tâmisa nasce nos montes Costwolds, no centro da Inglaterra. De lá, serpenteia cerca de 338 quilômetros de oeste para leste. Depois de passar pela cidade de Oxford, ele corre pelos campos até chegar à cidade de Londres.
A história do Tâmisa é a mais famosa entre os casos de rios que foram recuperados — ele permaneceu poluído por séculos. Em 1610 a água do rio já não era mais considerada potável. ... Com o crescimento da cidade, o problema da sujeira voltou a aparecer e, em 1950, o Tâmisa era novamente considerado um esgoto a céu aberto.
Dois barcos percorrem o Tâmisa de segunda a sexta e retiram 30 toneladas de lixo por dia. Todos os detritos são coletados por grades instaladas na proa e por esteiras que varrem o leito do rio. Câmeras de vídeo, radares e sonares informam a localização do lixo.
36 curiosidades que você vai gostar
Dos tempos do Grande Fedor – como o Tâmisa ficou conhecido também como rio fedorento em 1858, quando as sessões do Parlamento do Reino Unido foram suspensas por causa do mau cheiro — até hoje, foram quase 120 anos de investimento na despoluição das águas do rio que cruza a cidade de Londres.
O Rio Tâmisa
Ele nasce na aldeia de Kemble, atravessa cidades como Oxford, Wallingford, Reading, Marlow, Eton, Windsor e Londres. O Rio Tâmisa desagua no Mar do Norte e tem 346 quilômetros de comprimento. O rio que corta diversas cidades da Inglaterra possui 114 pontes, 20 túneis e 6 linhas férreas.
A importância do Rio Tâmisa para Londres
A nascente do Tâmisa fica no Condado de Gloucestershire. A partir dali, suas águas percorrem 346 km de extensão, passando por várias cidades situadas ao sul da Inglaterra, como Oxford, Eton, Wallingford, Reading, Windsor e, claro, Londres.
Considerado biologicamente morto, já que não possuia mais oxigenação em suas águas e com isso não havia possibilidade de ter vida marinha alguma nele, o Tâmisa foi limpo. Um eficiente sistema de captação de esgoto foi implantado e leis rígidas foram adotadas para evitar a contaminação do rio.
Como pegar livros na biblioteca pública?
Quanto tempo pode durar uma ação judicial?
Como ocorre o funcionamento de uma composteira?
Como é namorar com um português?
Como fazer uma composteira doméstica passo a passo?
Qual a porcentagem de pais separados?
Para que serve transmissor de pressão?
O que é que o judaísmo defende?
Como abrir um processo de sindicância?
Quais são as três estados físicos da água?
Qual a ordem da audiência de instrução e julgamento?
Como é o leonino no relacionamento?
Como ler o resultado do exame preventivo?