Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.
Por ou pôrAs palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. ... Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,...Exemplos com a preposição por:Exemplos com o verbo pôr:
duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial: pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por; pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
43 curiosidades que você vai gostar
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?
“Pôde” e “pode”: ambas são corretas
“Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
1 ao longo de, até, através de, durante, em, entre, sobre. Por meio de: 2 mediante, por intermédio de, por meio de.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Significado de Pôr. verbo transitivo direto Colocar algo em algum lugar; colocar: ponha as moedas no caixa.
Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...
1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.
Contudo; mas; não obstante; todavia.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada.
...
O é um pronome expletivo porque apenas tem função de realce, podendo ser retirado da frase sem a alteração do seu sentido:Que significa isso?Que aconteceu aqui?Que é que é?
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”
Uso de QUÊ acentuado
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.
Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece. Eu já posso comprar aquele carro. A palavra poço, por sua vez, é um substantivo masculino que dá nome a cavidade profunda, utilizada para extrair água e outras substâncias do subsolo.
As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.
Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: Hoje, ele faz o que pode ; Ontem, ele fez o que pôde .
Como mudar o tempo no GTA San Andreas?
Como mudar de canal na TV Philips sem o controle?
Como colocar um Papel de parede diferente em cada monitor?
Como pegar cor de uma imagem GIMP?
Como ter primeiro acesso no Caixa Tem?
Como mudar o nome do Fire TV Stick?
Como mudar o Texto no Corel Draw?
Como encontrar e alterar texto no AutoCAD?
Como mudar o perfil no Google Classroom?
Como mudar o tempo no Duolingo?
O que é interpretação de um filme?
Como mudar o céu Photoshop 2021?
Como mudar tamanho de hachura no AutoCAD?
Como tornar o Google Chrome navegador padrão no Android?
Como desbloquear limite no Nubank?
Como mudar o termômetro Safety de Fahrenheit para Celsius?
Como interpretar gráficos de solubilidade?