O Rio Nilo percorre vários países: Uganda, Tanzânia, Ruanda, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.
Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia. O Nilo passa por 10 países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo, por meio de sua foz no Egito.
Do lago Vitória, o Nilo segue por Uganda, Sudão do Sul e Sudão. Recebe o nome de Nilo Branco ao sair do Sudão do Sul, e na cidade de Cartum (capital do Sudão) se une ao Nilo Azul, depois recebe o rio Atbara. Então o Nilo prossegue até o Cairo, no Egito, onde forma o Delta do Nilo, que deságua no Mar Mediterrâneo.
Trata-se de uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus. Cataratas: são consideradas quedas d água, cachoeiras ou saltos de água.
O rio Nilo na História do Egito Antigo
Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava nas margens um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.
31 curiosidades que você vai gostar
“O Nilo é tão importante para o Egito que grande parte da população, cerca de 90%, encontra-se estabelecida em suas margens. ... A civilização egípcia dependia das cheias do rio Nilo para a fertilização do solo e, consequentemente, desenvolvimento da agricultura; além de captação de água e pesca.
Por estar em meio ao deserto, o rio Nilo passou a ser fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia. O rio era utilizado como via de transporte, pessoas e mercadorias. Suas águas também eram usadas para beber, pescar e fertilizar as margens na época das cheias, o que favorecia a agricultura.
Por ser uma região de clima seco e área desértica, os egípcios da região do vale souberam aproveitar as enchentes periódicas do rio Nilo para obter água e tornar a terra propícia à prática da agricultura.
O regime do Rio Nilo é pluvial tropical, com grande irregularidade no volume de água. Suas enchentes são consequência das chuvas de verão que caem sobre o planalto etíope, com mais intensidade no mês de setembro, e elevam o nível de suas águas até sete metros acima da altura normal.
O Egito está localizado na África, mais precisamente na porção nordeste desse continente, em uma área geograficamente de contato com a Ásia, na região chamada de Oriente Médio.
Nasce a uma altitude de 1430 metros, ligeiramente a sul do lago Tanganica, na Zâmbia, muito perto da sua fronteira com a Tanzânia; atravessa o território da República Democrática do Congo e de Angola para desaguar no oceano Atlântico, num amplo estuário.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
O rio Nilo era considerado um D s. Ele favorecia a agricultura com seu regime de cheias, dessa forma, quando o nilo estava em cheia ele fertilizava a terra e quando baixava a terra estava propicia para a agricultura e extremamente fértil.
“O Egito é uma dádiva do Nilo”
Através de um sistema hidráulico aproveitava-se a água abundante para o cultivo da agricultura, o que seria impossível sem a presença das águas do rio, já que a região é composta predominantemente por zonas de deserto.
No Império Antigo, período que durou cerca de 500 anos (2686-2181 a.C.), a economia era principalmente agrícola e fortemente dependente do Rio Nilo. O rio inundava os campos ao longo de suas margens, tornando a terra fértil. Também permitia o transporte de mercadorias por todo o país.
A mumificação é uma técnica usada para preservar humanos e animais. Os egípcios acreditavam que se tratava de um processo essencial para assegurar a passagem do morto para a outra vida, por isso, quando um egípcio morria, os embalsamadores recolhiam o corpo para um local próprio, onde procediam à mumificação.
No Egito Antigo, a escrita tinha uma grande importância no desenvolvimento de atividades de cunho sagrado e cotidiano. ... Logo em seguida, havia a escrita hierática, uma simplificação da hieroglífica, e a demótica, utilizada para escritos de menor importância.
Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.
A principal atividade econômica dos egípcios era a agricultura. Os egípcios cultivavam trigo, cevada, linho, algodão, legumes, frutas e papiro, planta com a qual faziam um papel de boa qualidade. Os egípcios não conheciam o dinheiro, por isso, eles compravam e vendiam através de trocas. ...
O governo dos faraós era hereditário. Todo o poder era organizado a partir do palácio. O palácio era a sede do governo. O poder do faraó era absoluto, interferindo na administração judicial, religiosa, militar, económica, em todos os níveis da vida egípcia.
Quantos polos tem um motor de 3.600 rpm?
Quando posso sustar um cheque por desacordo comercial?
Como saber onde pega sinal de celular?
O que mudou no mundo em questões ambientais?
Porquê usar água gelada na massa de pão?
O que devo comer antes de fazer quimioterapia?
Para que serve as enzimas no corpo humano?
O que é desenvolvimento da linguagem infantil?
Quanto preciso tirar no PAS 1 para passar em Medicina?
Como deixar o sabonete de glicerina mais duro?
Como fica a partilha dos bens entre os filhos do primeiro casamento e à companheira do falecido?
Quem nasceu no ano de 1998 tem quantos anos?
Qual o valor do kit inicial da Boticário 2022?
Qual o melhor tipo de bronzeamento?
O que é regime da separação total de bens?
Qual é nome de vários brinquedos antigos?
Como contestar conta de luz Enel?