Contudo, ou o indivíduo opta por uma forma, a qual pode não ser a correta ou fica na dúvida: trago ou trazido? O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer.
É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.
Apenas trazido é o particípio do verbo trazer. É incorreto o uso de trago como particípio. O verbo trazer não é um verbo abundante, ou seja, não admite duas formas equivalentes do particípio. Certo: Se você tivesse dito, eu teria trazido um casaco para você.
A forma correta é “eu tinha trazido“. A palavra trago não pode ser usada como particípio do verbo “trazer”.
Significado de Trazido
Trazido vem do verbo trazer. O mesmo que: exposto, possuído, presenteado, incluído, suscitado, dirigido, guiado, demonstrado, aduzido.
38 curiosidades que você vai gostar
As duas formas são corretas.
Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
Dez dicas de Português sobre verbosPara indicar tempo passado, usa-se o verbo haver. ... Lembre-se: um verbo auxiliar de tempo deve ser seguido, sempre, de um verbo no infinitivo. ... As duas palavras existem e, embora sejam parecidas, apresentam significados diferentes.
Aberto ou abrido ?
O professor Pasquale explica que o verbo abrir é irregular, com um só particípio. A forma correta é aberto .
A grafia correta é aberto. A palavra abrido não existe e não pode ser usada como particípio do verbo “abrir”.
Errado: Eu tinha ABRIDO a porta. Correto: Eu tinha ABERTO a porta. O particípio do verbo abrir NÃO aceita duas formas, isto é, abrir não é um verbo abundante. A única forma correta, neste caso, é aberto.
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.
Prefira o particípio regular nos tempos compostos com os auxiliares ter e haver: Ela tinha pagado a fatura do cartão de crédito. Ele havia pegado a conta. Ele havia gastado todo o dinheiro.
IndicativoPresente. eusou. tués. eleé nóssomos. ... Pretérito Imperfeito. euera. tueras. eleera. nóséramos. ... Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. ... Futuro do Presente. euserei. tuserás. eleserá nósseremos. ... Futuro do Pretérito. euseria. tuserias. eleseria. nósseríamos.
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Pessoas verbais, também chamadas de pessoas gramaticais ou pessoas do discurso, indicam a posição de uma pessoa na comunicação. 1. ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós; 2.
Significado de Impressão
substantivo feminino Reprodução em papel de textos ou imagens, com auxílio de impressoras ou máquinas gráficas: impressão de documento. [Figurado] Consequência da influência de algo sobre os sentidos; sensação: causar boa impressão.
1. Deixar representado e gravado (por meio de pressão). 2. Estampar.
O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
Como transformar uma planilha Excel em Arquivo CSV?
Como transformar uma planilha em um site?
Como cadastrar conta salário caixa no app?
Como montar peças no SketchUp?
Como converter GIF para mp4 sem perder qualidade?
Como saber o Tempo de uso de um iPhone?
Como o nosso organismo se prepara para a defesa dos invasores?
Como saber quantos gigas de memória tem meu notebook?
Como o consumo pode impactar a exploração de recursos naturais resposta?
Qual é o lado positivo de uma pilha?
Como o conhecimento filosófico explica a realidade?
Quantos megas de internet eu preciso?
Como saber se meu notebook tem 1 ou 2 slots de memória?
Como o cortisol age no organismo?
Como fazer o cadastro no Cepom?