As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
Verbo "poder" acrescido das partículas "-se", que funciona como apassivadora do sujeito, + "á" , que determina o tempo (futuro do presente) do verbo. Poder significa ter poder sobre algo; ser capaz; estar autorizado. A partir da decisão, poder-se-á tomar alguma atitude.
1. Dar-se-á O mesmo que deverá, será ou acontecerá. O contato das mãos com a bola dar-se-á delicadamente por meio da parte interna dos dedos.
Mesóclise com o verbo estar. Denomina-se mesóclise a colocação do pronome oblíquo átono no meio do verbo. estar-se-ia tudo bem, mas para variar ele chegou muito atrasado e atrapalhou o andamento do projeto.
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?
40 curiosidades que você vai gostar
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.
Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo ir: Ia está no pretérito imperfeito do indicativo. Iria está no futuro do pretérito do indicativo.
Voltar; regressar; volver.
ª pessoa do singular do verbo dar-se, que significa «sentir-se; estar de acordo; realizar-se; acontecer; ocorrer; render-se; entregar-se; dedicar-se; procurar passar por; prestar-se», in Dicionário Aurélio – Século XXI.
Atingir metas ou objectivos pessoais ou profissionais.
A mesóclise deve ser usada em duas situações:Orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que quiseres.Orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito. Exemplo: Pentear-te-ia com paciência.
Existem erros que passam despercebidos, mas o bom ouvido logo acusa uma falta de eufonia no trecho “que realizar-se-á”. Como o pronome relativo que tem a faculdade de atrair as partículas átonas, como o se, o correto é redigir assim: Convidamos para a feira do gado, que se realizará de 12 a 15 de março.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado. Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia.
É frequente ouvirmos: “Se não chovesse, eu ia ao jogo” e “Se fosse permitido, eu fazia o trabalho.” É importante lembrar que há uma correspondência entre o pretérito imperfeito do subjuntivo (=chovesse, fosse) com o futuro do pretérito do indicativo (=iria, faria).
Estar: significado
Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
A forma correta de escrita é você está. As construções você estar e você tá estão erradas. A forma correta de conjugação do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo é está.
«Deve-se fazer» ou «deve fazer-se» ? Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".
Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Quais são as cores da bandeira de Israel?
O que aconteceu com a riqueza de Mansa Musa?
Quanto tempo demora para os ovos de uma mosca eclodir?
O que é o processo de compostagem?
Por que é importante preservar as áreas marinhas?
Pode substituir o café pela cevada?
Quais são os princípios da ligação metálica?
Como podemos entender o termo transversalidade na educação infantil?
O que são peças em alfaiataria?
O que acontece se eu comer salsicha vencida?
Qual o principal risco na compra de um título Pré-fixado?
Como é feito o exame de IgE total?
Como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia?
Como ser uma pessoa mais brincalhona?
O que pode acontecer depois de uma pancada na cabeça?