Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva tanto para fritar, quanto para cozinhar. "Primeiro, porque ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas, e segundo porque as substâncias que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.
“Quando aquecido, o óleo de oliva tem a gordura mais estável, e isso significa que pode suportar altas temperaturas. Seu ponto de queima pode chegar a 210º, bem acima das temperaturas ideais de fritura, dependendo do grau de pureza e acidez”. ... Ao contrário do vinho, o azeite não pode envelhecer.
Não use azeite de oliva para fazer frituras
No entanto, diversos estudos revelam que o azeite de oliva - tanto o comum, quanto o extra-virgem - permanece sem se decompor a temperaturas elevadas e produz menos aditivos químicos do que os outro óleos.
Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum. O azeite também ajuda o organismo a absorver os nutrientes presentes em qualquer que seja o alimento frito/cozido nele.
Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.
38 curiosidades que você vai gostar
Óleo ou azeite? Ao contrário do óleo vegetal, que tem alto teor de gordura e contribui para o entupimento de vasos sanguíneos, aumento de peso e risco de câncer, o azeite de oliva está não só entre os óleos, mas entre os alimentos mais saudáveis para serem consumidos pelo homem.
Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.
Diante de tantas opções de gordura disponíveis no mercado, escolher a mais saudável não é uma tarefa fácil. Porém, de modo geral, a recomendação é usar azeite para alimentos refogados e óleos vegetais para frituras.
Não deixe que os alimentos fiquem encharcados: Não frite muitos itens de uma vez, pois com a frigideira cheia, a tendência é que a temperatura diminua, demore mais tempo para fritar e esse alimentos absorvam mais a gordura. Atente-se à temperatura: Nunca esquente muito e nem por muito tempo a panela com óleo.
Como declarar variação cambial imposto de renda?
Como colocar 2 vídeos em 1 online?
O que fazer para se desapegar de uma pessoa que te fez mal?
Como se faz equação de 1 grau?
Como fazer suspense no Instagram?
Como elaborar escala mensal de enfermagem?
Como proibir a venda de um imóvel?
Como centralizar texto no Moodle?
Como lançar opções no home broker Rico?
Quais são os passos para criar uma folha de verificação?
O que é lançamento de nota de entrada?
Como jogar worms Rumble multiplayer local?
O que fazer em caso de luxação no dedo?
Como modificar o sim no The Sims 4?
Quando até a voz da pessoa te irrita?