Não tome remédio com leite “Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica.
"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.
Existem vários tipos de remédios que não devem ser ingeridos com leite, no entanto, os mais comuns incluem:Remédios para a tireoide, como a Levotiroxina;Alguns antibióticos, como Levofloxacina, Quinolona, Tetraciclina ou Norfloxacino;Suplementos de ferro, muito usados no tratamento de anemia.
Alfredo Salim Helito, clínico geral e médico de família do Hospital Sírio-Libanês, afirma que a literatura médica não diz se a combinação de medicamentos com outros líquidos além da água é capaz de provocar efeitos colaterais ou cortar a eficácia do remédio.
Nenhum tipo de remédio pode ser tomado com leite, café, refrigerante ou suco. Remédios desencadeiam reações químicas que podem comprometer sua eficácia quando ingeridos com líquidos diferentes.
20 curiosidades que você vai gostar
"O leite pode cortar o efeito de alguns medicamentos, como é o caso de antibióticos, pois ele irá fazer com que o estômago libere o suco gástrico, que poderá anular a ação do medicamento", diz Flácio Tocci.
Já os antibióticos, como quinolonas e levofloxacina, devem ser administrados duas horas antes e de quatro a seis horas depois da ingestão de leite, para não se prejudicar seus efeitos. Suco de laranja associado ao alendronato ou a antihipertensivos, por exemplo, pode diminuir pela metade a sua absorção.
Tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos, segundo uma pesquisa apresentada na terça-feira no encontro nacional da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), na Filadélfia.
Pare de esmagar o comprimido antes de tomar
Embora esmagar o comprimido para que fique mais fácil de engolir seja uma prática comum, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer, sim, sua eficácia, principalmente os revestidos.
Qual é o sistema Político-econômico do Brasil?
Qual a unidade de medida das células e qual o instrumento utilizado para Estudá-las?
Quem faz parte da classe média alta?
Quais foram as inovações do século XIX?
Como imprimir o IPVA do veículo?
Como podemos identificar a intoxicação?
Qual os 10 whisky mais caro do mundo?
Qual o melhor adubo para fumo?
Quais são as teorias comportamentais?
Onde começa a circulação sanguínea?
Onde devo passar Vick para desentupir o nariz?
Que fatores interferem na conta de energia elétrica?
Onde guardar os temperos na cozinha?