Grávida não pode ter relações sexuais O sexo na gravidez é contraindicado nas gestações complicadas com placenta prévia, sangramentos, possibilidade de aborto, descolamento de placenta e algumas outras condições. Mas, nesses casos, o médico sempre avisará que o sexo está proibido por alguns meses.
“No caso de grávidas com placenta prévia [quando ela está localizada na parte inferior e recobre totalmente o colo uterino], um risco para elas, o ato sexual não é recomendado durante toda a gravidez, pois o problema ocasiona alto risco de sangramento vaginal”, explica Evelyn.
Se a suspeita clínica for realmente de placenta prévia e se a gestante estiver com sangramento vaginal, ela deve evitar completamente as relações sexuais. Esta recomendação é ideal até que ocorra uma melhor elucidação diagnóstica”, explica a Dra. Paula Fettback, ginecologista e obstetra da Clínica Mãe, de São Paulo.
A gestante deverá dar uma pausa no trabalho ou em qualquer atividade física que exija muito esforço. O parto vaginal pode ser uma opção inviável quando a placenta não retorna para o local normal, especialmente na placenta prévia total.
A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero. A cada mil grávidas, de três a seis mulheres tem o problema.
22 curiosidades que você vai gostar
A placenta baixa pode se firmar inicialmente abaixo mas com o passar da gestação e com o crescimento do útero ela sobe e se localiza corretamente. Se até a 20ª semana a placenta ainda apresentar parcialmente prévia ainda há tempo para que ela suba e se localize corretamente.
É importante lembrar, que a localização da placenta é determinada pelo local onde o zigoto (embrião) se fixa após a fecundação. O melhor local para a fixação do bebê, é a parte baixa e mais macia do endométrio. A fixação determinará se a placenta será baixa, posterior ou anterior.
No repouso absoluto, a gestante não pode sair da cama e deve ficar deitada preferencialmente do lado esquerdo, posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê. Algumas mulheres podem se levantar somente para tomar banho ou ir ao banheiro, mas outras não têm permissão nem para sentar.
O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.
O saco gestacional é a primeira estrutura formada depois que o embrião se implementa no útero. Por isso mesmo, o descolamento ovular só ocorre no início da gestação, até a 12ª semana. E, na maioria das vezes, o hematoma regride sozinho, conforme a gravidez avança.
Se sua placenta estiver em uma posição baixa mas não cobrindo o cérvix, talvez você consiga ter um parto vaginal, mas fale com seu médico primeiro. Em qualquer cenário, o mais importante é que você se cuide, descanse o máximo possível e evite atividades que possam desencadear um sangramento, como exercícios.
Por que a saúde da placenta é tão importanteTenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos.Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.
Riscos da placenta prévia
O principal risco de placenta prévia é provocar parto prematuro e hemorragia, o que irá prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Além disso a placenta prévia também pode causar acretismo placentário, que é quando a placenta fica presa à parede do útero, dificultando sua saída na hora do parto.
CRESCER: A mulher pode ter relação sexual no fim da gravidez? DIANA VANNI: Sim, até o final, desde que não exista nenhuma situação especial. Existem vários estudos que comprovam que, em gestações normais, a atividade sexual não provoca danos à saúde da mãe nem do bebê.
O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe.Evitar carregar peso.Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.
Se você é uma grávida de baixo risco, está liberada para fazer faxina e arrumação varrer a casa, passar aspirador, limpar o banheiro e a cozinha, lavar e passar roupa... mas com ressalvas. Porém, caso a gestação seja de alto risco, esqueça qualquer esforço: o seu caso é de repouso.
É importante ressaltar que não existe repouso absoluto, pois nenhum corpo estará em repouso em relação a todos os referenciais possíveis.
Sempre que se deita sobre o lado direito do corpo, a veia cava é comprimida. Isso faz a pessoa sentir mal-estar e elevar a pressão arterial, o que, no caso de uma gestante, além de ser de ser desconfortável, pode ser prejudicial.
Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está curado e afastando enfim, uma possível ameaça à gravidez.
Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG (gonadotrofina coriônica) também dão uma enorme sensação de cansaço.
É menino ou menina? Com o exame de ultrassom em mãos, a gestante deve verificar a posição do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta. Para ser menino, o embrião deve estar fixo do lado direito. Já as meninas ficariam localizadas no lado esquerdo.
A placenta é semelhante a um fígado de boi na aparência. Ela é cheia de vasos sanguíneos que recebem o sangue rico de vitaminas e oxigênio para o feto e passa tudo isso para ele pelo cordão umbilical e assim faz com que o bebê tenha um desenvolvimento adequado. Porém a placenta tem graus de maturidade.
O descolamento de placenta acontece quando a placenta é separada da parede do útero prematuramente, causando cólica abdominal forte e sangramento vaginal, em gestantes com mais de 20 semanas de gestação.
...
Principais sintomasDor abdominal intensa;Dor na região lombar;Sangramento vaginal.
A placenta pode ser classificada em quatro graus, entre 0 e 3, que vão depender da sua maturidade e calcificação, que é um processo normal que ocorre ao longo da gravidez. Porém, em alguns casos, ela pode envelhecer cedo demais, o que requer uma avaliação frequente pelo obstetra, de forma a evitar complicações.
Insuficiência placentária.
É quando a placenta não cresce ou funciona adequadamente, isso significa que o bebê não vai receber os nutrientes necessários podendo resultar em falta de desenvolvimento fetal e baixo peso ao nascer. A saúde do bebê e da placenta podem ser detectados por ultra-som antes do parto.
É normal o dente doer depois de tirar cárie?
O que é o alongamento dinâmico ou balístico?
O que acontece quando o limite tende a 0?
O que fazer após resultado positivo de gravidez?
Qual a primeira fase do processo BPM?
Pode usar a terceira pessoa na redação do Enem?
O que é bom para o bom funcionamento dos rins?
Como saber se você tem miopia?
Qual planta demora mais tempo para dar fruto?
Como é feita a avaliação somativa?
Quantas vezes por semana se deve correr?
Qual o melhor horário para usar o ácido hialurônico?
Qual era a sexualidade de Zeus?