É correta, portanto, a forma pode se dizer, na qual ocorre próclise, com a colocação do pronome átono se antes do verbo principal dizer.
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.
Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.
33 curiosidades que você vai gostar
Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra.
Sinônimo de pode-se é permitido, é liberado, é autorizado, é legal, é lícito, é legítimo, é consentido, é admitido, é tolerado, é livre. ... é possível.
Poder significa ter poder sobre algo; ser capaz; estar autorizado. ... A partir da decisão, poder-se-á tomar alguma atitude.
Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).
O que é Far-se-á:
Deve ser feito.
O verbo fazer é aqui utilizado na sua forma pronominal, significando «tornar-se [...], vir a ser» (Infopédia, Priberam). Deste modo, fazer deverá ser encarado, neste contexto, como verbo copulativo1, potencial gerador, portanto, de predicativos de sujeito: «estes fatos se fazem/se tornam/estão presentes».
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
“Pôde” e “pode”: ambas são corretas
Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).
Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece. Eu já posso comprar aquele carro. A palavra poço, por sua vez, é um substantivo masculino que dá nome a cavidade profunda, utilizada para extrair água e outras substâncias do subsolo.
necessidade, penúria, míngua, lazeira, inópia, fome, miséria, mendicidade, mendicância, rafa.
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
Partícula que atrai o pronome se
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
Conjugação do verbo fazer-se - Conjugar fazer-se.
1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.
Quantos dias o leite pode ficar na geladeira sem ferver?
Como esconder a barra de tarefas no segundo monitor?
O que é amortização e a que tipo de bens Ela se aplica?
Qual Bíblia os católicos usam?
O que não comer para definir o corpo?
Por que as organizações são importantes para os indivíduos?
Quantos artigos tem a LDB atualizada?
O que acontece em uma panela de pressão?
Quem tem cisto no ovário pode levantar peso?
Quanto tempo demora para ativar um plano na Claro?
Qual a importância do empirismo para a química?
Quem faz Pedagogia pode dar aula para o Ensino Médio?
É um recurso natural renovável?