Há variações da quaresmeira em formato arbustivo, como a quaresmeira rasteira, que são mais adequadas para o cultivo em vasos. Elas podem ser mantidas assim tranquilamente, sendo lindas opções para a decoração doméstica. Suas flores são iguais às da quaresmeira arbórea.
Essa planta não tolera geada. Cultive-a em grandes vasos ao ar livre e, no inverno, mova-a para dentro de casa se você vive em lugar com inverno rigoroso. A quaresmeira cresce bem como uma planta trepadeira, quando ligada a treliças. Ela também cresce como uma árvore espaldeira.
A calçada é um dos lugares preferidos para plantar quaresmeira no Brasil. Tudo favorece a escolha: sol constante, terreno fértil e a possibilidade de embelezar o ambiente. Há muitos bairros no país com a planta em grande quantidade.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio com uma mistura de adubo animal de curral bem curtido, composto orgânico de folhas e vegetais e areia, em partes iguais, além de 30 gramas de farinha de ossos. ➜ Adubar no final do inverno com adubo orgânico e no fim do verão com adubo NPK 4-14-8.
Nativa do Brasil e típica de Mata Atlântica, esta espécie é a “Árvore do Mês”. Com folhas elípticas e pequenos frutos marrons, floresce duas vezes por ano, no outono e na primavera, de onde se origina seu nome popular, como referência ao período da quaresma. Seu ciclo de vida pode durar até 70 anos.
39 curiosidades que você vai gostar
Tempo de Crescimento da Quaresmeira
Pode florescer com 1 ou 2 anos após o plantio. Leve em consideração a idade da muda.
A Quaresmeira floresce duas vezes ao ano; entre junho e agosto e entre dezembro e março. Nos demais meses a árvore apresenta uma copa farta com folhas em diversos tons de verde.
Cuidados com a Quaresmeira
Deve ser cultivada a pleno sol. Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, profundo e drenável. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Recomenda-se fazer podas de limpeza removendo galhos secos e doentes.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio ou transplante. Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres.
Faça a poda uma vez por ano após a floração para mantê-la saudável e na altura desejada. Durante o resto da estação, faça alguns cortes de poda conforme o necessário para manter o arbusto bem cuidado e atraente.
Como a raiz da Quaresmeira é profunda, pode perfeitamente ser plantada em calçadas e perto de sistemas de água e esgoto espaçadas. Por isso e por sua característica ornamental – até mesmo quando sem flores – trata-se de uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.
A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras.
Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos. Na mata original, a quaresmeira pode viver de 60 a 70 anos.
Além da importância ecológica, a quaresmeira não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em calçadas sem danificá-las. Altura média: 8 a 12 m. Crescimento anual médio: lento.
A iluminação mais adequada para a quaresmeira é o sol pleno. Ela deve receber a luz solar direta por, pelo menos, 6 horas ao dia, garantindo assim a realização plena de sua fotossíntese. Dessa forma, ela crescerá rapidamente e seu ciclo de floração será regular. A luz solar direta não deve ser bloqueada ou suavizada.
Características: A Quaresmeira é uma espécie arbórea com altura de 8-12 m e 30-40 cm de diâmetro, com ronco revestido por casca pouco escamosa. As folhas são opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas, rijas e com indumento escabro nas duas faces.
As quaresmeiras destacam-se pelo uso como ornamentais. A espécie Tibouchina granulosa, muito utilizada na arborização urbana. É considerada uma espécie pioneira, e forma populações nos habitats naturais bastante visíveis nas épocas de floração.
Características Morfológicas: Essa árvore (ou arvoreta) mede entre três e sete metros de altura e tem copa com diâmetro de quatro metros. Suas folhas são pequenas, de lanceoladas a lineares, verdes e aromáticas, que se tornam “bronzeadas” com o tempo. Sua época de floração é entre o inverno e a primavera.
Como Plantar : Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros sombreados contendo substrato orgânico; preparar um leito de semeadura bem fino e uniforme com o substrato peneirado ou com pó de xaxim, cobrindo-se muito levemente as sementes com o mesmo material.
São popularmente conhecidas: as quaresmeiras roxa e rosa (Tibouchina granulosa) e o manacá da serra (Tibouchina mutabilis). O manacá diferencia-se das quaresmeiras principalmente pela coloração das flores, que ao abrirem são brancas, no dia seguinte ficam de cor lilás e no terceiro dia tornam-se roxo-violáceas.
A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso, que mede de 5 à 9 metros de altura, e que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas. O seu nome científico é Bauhinia forficata e as suas folhas secas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
PODA: Pode ser realizada para que ela mantenha um porte arbustivo e fique bonita no seu aspecto geral, mas de uma maneira geral ela já possui um formato arredondado, seus ramos são bastante frágeis e costumam partir com ventos fortes.
Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada. É sempre necessário ter autorização da prefeitura, para a poda ou o corte de qualquer tipo de árvore.
Como ver a lista de melhores amigos no Instagram?
Quanto ganha uma aeromoça internacional na Europa?
Qual o rendimento da massa niveladora?
Qual cor de vela acender para exu?
Quem é mais forte Goku ou Piccolo?
Quais os tipos de problemas respiratórios?
Qual o remédio caseiro para tosse seca?
Como as plantas absorvem ureia?
O que é bom tomar depois do almoço?
O que é impermeável e permeável?
Qual a importância da Bromatologia na vida das pessoas?
Quantas e quais são as vistas ortogonais de uma figura?
Porque ASSA no meio das pernas?
O que fazer para recorrer ao indeferimento do INSS?