Recomenda-se não pintar nenhum ambiente, seja ele interno ou externo, se a temperatura local estiver abaixo de 10 graus, por exemplo.
Na verdade não é chuva ou o sol que define o dia ideal para a pintura. As grandes marcas fabricantes de tintas recomendam que se evite pintar a casa quando a umidade relativa do ar for superior a 85% e a temperatura esteja abaixo de 10º ou acima de 40º.
O clima frio e úmido não é o ideal para fazer um trabalho com acabamento 100%. E aí vai a primeira dica, escolha dias secos e com temperatura amena para pintar. Em condições médias de umidade e temperatura a tinta reage melhor e tende a proporcionar melhor cobertura e rendimento.
“A recomendação de não pintar em dias chuvosos só é válida para áreas externas. Nada impede que a pessoa pinte ambientes internos quando está chovendo. Além disso, a temperatura precisa estar abaixo de 10º para que seja inviável pintar”, explicou o consultor técnico da Coral Edson Rodrigues Maia.
Em geral, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas.
32 curiosidades que você vai gostar
Normalmente, os produtos de selagem e secagem serão seguros para trafegar dentro de duas a quatro horas, e o cimento estará completamente seco em 24 horas.
Use uma fonte de calor. Quanto maior a temperatura no local em que você estiver pintando, mais rapidamente a tinta secará, portanto, ligue um aquecedor ou outra fonte de ar quente perto da peça para acelerar a secagem.
Recomenda-se não pintar nenhum ambiente, seja ele interno ou externo, se a temperatura local estiver abaixo de 10 graus, por exemplo. Contudo, em relação à chuva, convencionou-se dizer que “não pode” pintar, mesmo o ambiente interno, com o dia chuvoso.
O inverno: melhor estação para a pintura
O inverno costuma ser um período de seca e de vento, por isso é a estação mais indicada para obras ou reformas. Em épocas de baixa umidade, a tinta costuma secar mais rápido, o que faz diminuir o intervalo entre cada demão.