Atualmente, as insulinas dispensadas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que são as mesmas distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), têm valor 152% maior do que as adquiridas de forma centralizada pela pasta.
O que muita gente não sabe é que as insulinas NPH e Regular distribuídas gratuitamente no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, disponibiliza estas insulinas em refil de 3 ml, que são próprios para usar com as canetas.
Orientações do Ministério da Saúde Para receber medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente é preciso se dirigir à um estabelecimento credenciado no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Levando CPF próprio, receita médica válida e documento com foto.
O preço pago pela insulina NPH no Aqui Tem Farmácia Popular é 152% mais caro que o valor pago pela pasta na compra centralizada para distribuição nas unidades de saúde de todo o país. Enquanto se paga R$ 10,5 por frasco para abastecer o SUS, nas farmácias privadas conveniadas ao programa o valor é R$ 26,55.
Para retirar seus os materiais pelo governo, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se cadastrar como paciente com diabetes no SUS ou no Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes). No mesmo local, deve se apresentar a receita médica com os insumos prescritos pelo médico responsável.
Hoje, no Brasil, há mais de 12 milhões de pessoas vivendo com diabetes. Atualmente, o SUS já fornece à população opções como as insulinas humana NPH e humana regular, e os medicamentos metformina, glibenclamida e glicazida.
Agora é Lei: Lantus vai ser fornecida em todo país pelo SUS. Vitória na Justiça de ação do Ministério Público obriga todos os estados brasileiros a fornecer insulinas de longa duração.
Para retirar seus os materiais pelo governo, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se cadastrar como paciente com diabetes no SUS ou no Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes). No mesmo local, deve se apresentar a receita médica com os insumos prescritos pelo médico responsável.
A insulina chamada de ‘regular’ é idêntica à humana na sua estrutura. A disponibilidade dos medicamentos dependerá do estoque da Farmácia no momento. E se dá sobre o princípio ativo do remédio e não sobre a marca comercial dele. Você pode utilizar o site do Saútil para encontrar medicamentos e recursos de saúde gratuitos. http://www.sautil.com.br/
Lista de medicamentos da Farmácia Popular. A lista a seguir mostra alguns dos medicamentos genéricos disponíveis gratuitamente no programa Farmácia Popular: Brometo de ipratrópio 0,02 mg/ dose. Insulina humana regular 100 UI/mL.
Também conhecida pelos nomes comerciais Glifage, Dimefor, Glucoformin, Glucophage e Risidon, é antidiabético oral usada para o controle glicêmico no diabetes mellitus tipo 2. Insulina de ação lenta. Tem ação mais lenta que a insulina regular.
Programa Farmácia Popular do Brasil : Manual de Informações às Unidades Credenciadas : Sistema de Co-Pagamento PROGRAMAFARMÁCIAPOPULARDOBRASIL MANUALDEINFORMAÇÕESÀSUNIDADESCREDENCIADAS SISTEMADECO-PAGAMENTO MINISTÉRIODASAÚDE 2.ªedição Brasília–DF 2008 cartilha farmacia_magenta:Layout 1 20/3/2008 11:02 Page 1
O que pode substituir a anilina?
Como ficar com uma aparência mais saudável?
Como enviar um número de celular pelo WhatsApp?
Quanto tempo dura uma bolsa térmica?
Como fica o colo do útero durante a menstruação?
Como fazer a partilha no inventário?
Como ficar bonita com óculos de grau?
Como é feito o agachamento búlgaro?
Como clarear a pele dos braços?
Como faço pra pintar o cabelo de roxo?
O que é percussão em enfermagem?
Como usar calça jeans com camisa e ficar elegante?
Quanto tempo demora para transferir uma conta de um estado para outro?