o tratamento de feridas, a própolis diminui o tempo de cicatrização, acelera o processo de contração e a reparação tecidual (age na formação do tecido de granulação, induz a reepitelização e estimula a migração de queratinócitos) (BARBOSA et al., 2009; BATISTA et al., 2015).
Acelerar a cicatrização de feridas Aplicar própolis na pele a cada 3 dias pode ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções.
Para reduzir o inchaço, compre extrato de própolis (à venda em casas de produtos naturais), molhe upedaço de algodão nele e aplique na espinha. “Faça uma camada bem fina com o produto. Retire com água assim que secar”, ensina Lucienne. Enquanto a região permanecer molhada, a própolis estará agindo”.
A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.
Além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Daí por que especialistas chegam a recomendar seu sabonete a pessoas que sofrem com a acne.
Estudos recentes têm destacado a atividade antibacteriana e antiinflamatória da própolis como auxiliar para a redução significativa da seborreia e excesso de oleosidade da pele, além disso, essas atividades são bem documentadas como alternativa para auxiliar no tratamento da acne, tendo também a capacidade de acelerar ...
O própolis é utilizado para tratamento tópico de feridas pouco graves na forma de cremes e pomadas, para gargarejo e dor de garganta na forma líquida ou em spray e como remédio para feridas e irritações na boca.
O própolis pode ser usado de diferentes formas: aplicado diretamente sobre a pele; na água para fazer inalações com o vapor; no gargarejo ou pode ser tomado puro ou diluído em água ou chá.
O spray de própolis é utilizado para atenuar dores de garganta. Deve-se borrifar o conteúdo diretamente nas amígdalas de 4 a 5 vezes ao dia. O uso não acarreta efeitos colaterais tampouco tem contraindicações nas dosagens recomendadas por um profissional de saúde.
Por ter poderosa ação antifúngica, antibacteriana e antiviral, o própolis é um ótimo ingrediente para melhorar a imunidade. A periodicidade com que será usado depende da indicação médica do especialista que acompanha a saúde do paciente, visto que o uso inadequado ou prolongado poderia gerar tolerância às substâncias e elas deixariam de agir.
O que fazer para parar com as brigas em casa?
Como conservar ferragens de bolsa?
O que passar para pentear a barba?
Como se cadastrar para ganhar terra do Incra?
Onde colocar camisa no quadro?
Quanto ganha um professor eventual da prefeitura?
Como usar Conta-gotas powerpoint?
Como fazer inscrição para professor temporário?
Qual a melhor maneira de puncionar uma veia?
Como participar do programa Mais Você tapa no visual?
Qual o melhor penteado para cabelo ondulado masculino?
Como se cadastrar no sistema Cross?
Como dar um nome a uma história?