Além da hidratação da pele por meio do uso de hidratantes, outros cuidados no pós-operatório são fundamentais para um processo de cicatrização mais adequado e saudável.
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
Regra geral, «deve hidratar as zonas tratadas com um creme gordo e arnica para as equimoses, além do gelo e de drenagens, que é fundamental», explica o cirurgião plástico.
A cirurgia de lipoaspiração pode alterar as funções das glândulas sudoríparas, assim levando a pele ressecada. Por fim, a paciente pode estar enfrentando uma reação alérgica com relação ao material da cinta. A melhor forma de tratar o ressecamento de pele é consultando um médico.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Aqui vão algumas dicas fundamentais!
7 cremes para tratar cicatrizes que importa conhecer
Nada mais errado já que hidratação é a forma de regular os níveis de oleosidade da pele. Se não hidratar a pele e, pior ainda, aplicar produtos que eliminam a oleosidade, está a dizer à pele que é necessário aumentar a quantidade de sebo para, assim, compensar o que foi retirado.
Quando a pele é cortada durante a cirurgia, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Para que um lado da ferida se una ao outro lado, o cirurgião faz a sutura (dá pontos na ferida), a qual é retirada geralmente quando essa camada mais externa já cicatrizou.
Após a esfoliação e nos meses mais frios, a aplicação de um creme hidratante em todo o corpo também é imprescindível. A vitamina C é muito eficiente na hidratação porque atua como um poderoso antioxidante que ajuda a preservar as estruturas e funções da pele.
A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados com a pele, pois além de deixá-la sempre macia e bem cuidada, protege das agressões da depilação, independentemente do método usado. É necessário usar hidratante antes e depois do procedimento, pois ele prepara a pele e ainda a recupera da agressão.
Como acostumar o estômago a comer pouco?
Como saber qual decimal é maior?
Como aliviar infecção urinária imediatamente?
Para que serve o veneno Cercobin?
Qual origem da palavra mulato?
Quem tem problema de artrose pode fazer academia?
Pode pagar quebra de caixa proporcional?
Quais os termos que fazem parte do mundo corporativo?
Qual o valor da multa para cancelar Oi TV?
Quantos pontos precisa para passar na redação do Enem?
Quanto tempo até ver resultado na academia?
Quanto ganha um professor contratado?
Quais são as maiores dificuldades encontradas na educação infantil?
Quanto foi a queda do Muro de Berlim?
Quantas série para hipertrofia?
Como fazer uma promessa para alcançar uma graça?
O que Testemunha de Jeová comemoram?