Além da hidratação da pele por meio do uso de hidratantes, outros cuidados no pós-operatório são fundamentais para um processo de cicatrização mais adequado e saudável.
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
Regra geral, «deve hidratar as zonas tratadas com um creme gordo e arnica para as equimoses, além do gelo e de drenagens, que é fundamental», explica o cirurgião plástico.
A cirurgia de lipoaspiração pode alterar as funções das glândulas sudoríparas, assim levando a pele ressecada. Por fim, a paciente pode estar enfrentando uma reação alérgica com relação ao material da cinta. A melhor forma de tratar o ressecamento de pele é consultando um médico.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Aqui vão algumas dicas fundamentais!
7 cremes para tratar cicatrizes que importa conhecer
Nada mais errado já que hidratação é a forma de regular os níveis de oleosidade da pele. Se não hidratar a pele e, pior ainda, aplicar produtos que eliminam a oleosidade, está a dizer à pele que é necessário aumentar a quantidade de sebo para, assim, compensar o que foi retirado.
Quando a pele é cortada durante a cirurgia, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Para que um lado da ferida se una ao outro lado, o cirurgião faz a sutura (dá pontos na ferida), a qual é retirada geralmente quando essa camada mais externa já cicatrizou.
Após a esfoliação e nos meses mais frios, a aplicação de um creme hidratante em todo o corpo também é imprescindível. A vitamina C é muito eficiente na hidratação porque atua como um poderoso antioxidante que ajuda a preservar as estruturas e funções da pele.
A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados com a pele, pois além de deixá-la sempre macia e bem cuidada, protege das agressões da depilação, independentemente do método usado. É necessário usar hidratante antes e depois do procedimento, pois ele prepara a pele e ainda a recupera da agressão.
Como interpretar mapa navamsa?
Como fazer uma resenha de um artigo científico exemplo?
Como saber a hora de regar uma planta?
Como era gerida a política para os povos gregos na Antiguidade?
Quando o governo vai pagar os precatórios de 2020?
Como saber seu número do destino?
Qual o sinônimo da palavra sabe?
Como saber se a pessoa está morrendo de câncer?
O que é entrar com uma representação?
O que acontece quando um resistor queima?
Quando o peixe Betta fica muito parado?
Onde pode trabalhar um gerontólogo?
Como saber se a unha tá encravada e inflamada?
Como abordar um paciente com câncer?
Como podemos saber quando se escrevem os finais Isar ou Izar?