Existem limites para o transporte de líquidos, sejam eles em pasta, creme, gel ou aerossol. É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.
Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.
Afinal, pode levar perfume na bagagem de mão? Pode sim! Porém, vale lembrar que a quantidade total de líquidos transportados na bagagem de mão não pode passar de 1,2 kg ou 1,2 litros, para voos nacionais. Já em voos internacionais, quaisquer líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml.
Itens que não pode levar na mala de mão:Armas.Objetos pontiagudos ou cortantes.Ferramentas de trabalho.Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis.Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.
Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.
33 curiosidades que você vai gostar
Os itens a seguir não podem viajar na bagagem despachada nem na bagagem de mão: Itens em aerossol, como tinta spray, produtos de limpeza e pesticidas.
Em geral, os seguintes itens não podem ser transportados a bordo: líquidos, géis, aerossóis e armas de fogo de todos os tipos.
Baterias e pilhas de íon lítio. ... Eletrônicos. ... Jóias. ... Medicamentos. ... Documentos. ... Líquidos com mais de 70% de teor alcóolico. ... Cigarros eletrônicos e similares. ... Produtos inflamáveis.
Conheça as restrições para bagagem de mão
Em voos domésticos, é permitido levar até 5 litros de bebidas com até 70% de graduação alcoólica, lacradas pelo fabricante. Fique atento ao peso total da bagagem de mão, cujo limite é de 10 kg. Em voos internacionais, é permitido levar até 100 ml de líquidos por frasco.
Segundo a ANAC, é possível levar dentro do voo uma mala com até 10 kg, sem qualquer custo extra, e um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila menor com pertences indispensáveis, esta deve ficar acomodada abaixo do assento.
Limite de líquidos em voos nacionais
Ainda de acordo com a ANAC, em uma viagem nacional, líquidos e/ou géis só podem ser transportados na bagagem de mão se tiverem no máximo 1,2 kg, ou 1,2 L. A capacidade de cada recipiente não pode ultrapassar 300 g ou 300 ml.
Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a princípio não há limitação da quantidade de ml. Quanto a bebidas alcoólicas, há regras específicas.
Até 4 frascos (com capacidade de até 300 ml ou 300 mg) de produtos em spray (creme de barbear, desodorantes) e perfumes.
Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou a0inda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina que todos os líquidos e similares (creme, gel, aerossol e pasta) devem ser conduzidos em recipientes com capacidade de até 100ml. Esse volume não pode exceder 1 litro.
Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume. Além disso, todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm), a ser apresentado na inspeção de embarque.
Nota-se que há nada especificado sobre objetos de vidro em nenhuma das partes. As regras da ANAC proíbem objetos cortantes, ou seja, pontiagudos, na bagagem de mão. Sejam estes de metal, madeira, plástico ou vidro. A conclusão é: o problema não é o objeto ser feito de vidro, e sim sua natureza e o conteúdo.
A forma mais segura de embarcar seus vinhos é levando consigo (ou comprando) uma mala especial para transporte. Elas são acolchoadas internamente e têm espaço individual para as garrafas. Os tamanhos são bem variados com capacidade para seis, 12, 18 e até versões para garrafas Magnum (de 1,5 litro).
Cuidados com o transporte das garrafas de vinho durante o vooProteja as garrafas com tecidos e roupas mais grossas, como casacos ou calças jeans.Se puder, embale com papel bolha ou fraldas descartáveis para evitar que os rótulos quebrem ou vazem durante a viagem.Nunca coloque as garrafas nas laterais das malas.
De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.
Eletrônicos e baterias
Não há problema algum em querer levar seu notebook, tablet, câmera fotográfica e smartphone para a viagem, você só não deve despachá-los na bagagem.
Se você for fazer uma viagem um pouco mais longa, é normal que se preocupe em fazer as unhas. Porém, não pode levar no avião alicates de unha e cutículas.
Segundo a ANAC, em voos nacionais, é permitido levar frascos de até 500ml de álcool gel, porém o limite é de 2kg ou 2L no total, incluindo todos artigos perigosos (por exemplo, latas de aerossol).
Você pode levar seu artigo pessoal (uma bolsa, uma pasta para notebook, uma bolsa para bebê, etc.) sob o assento à sua frente, exceto nos assentos localizados nas primeiras filas e saídas de emergência. A bagagem de mão deve: Ter peso máximo de 10 kg na classe econômica e 16 kg na Premium Economy ou Premium Business.
Novas taxas de bagagem despachada na Latam (voos nacionais)
O novo valor para compra de uma bagagem de até 23 kg após a emissão da passagem e mantendo uma antecedência mínima de 48 horas da viagem agora é de R$ 90 ou R$ 100 para o primeiro volume, dependendo do voo.
O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar?
Como deixar a barra de tarefas RGB?
Quantas NR existem atualmente?
Quanto tempo demora a varicela a passar?
Qual é o pH da água de torneira?
Qual a resolução de uma imagem?
O que é um distrato de contrato?
Qual o objetivo da análise ergonômica do trabalho?
Qual o número de oxidação do ferro?
Quais são os 4 fatores que influenciam no crescimento dos microorganismos?
Como desativar o teclado do notebook no Linux Mint?
Quais os benefícios cognitivos?