No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
5 formas simples para desentupir os ouvidos
3. Fazer irrigação do ouvido
Sintomas
Limpeza incorreta: quando, ao usar objetos como um cotonete ou o canto de uma toalha enrolada, as pessoas empurram a cera mais profundamente no canal auditivo, ao invés de limpá-lo. Isso pode resultar em um acúmulo de cera.
Para tratar a dor de ouvido é recomendado consultar o otorrinolaringologista, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso dos bebês e crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.
Para limpar os ouvidos, mergulhe um algodão limpo em uma mistura de uma medida de água e uma medida de água oxigenada. Você também pode pingar algumas gotas com um conta-gotas ou com uma seringa.
No entanto, para aliviar o desconforto, pode-se aplicar bolsa de água morna na mandíbula e no ouvido, por 15 a 20 minutos 3 vezes ao dia e tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou analgésicos, como a dipirona ou o paracetamol, por exemplo. Em casos de infecção do siso pode ser necessário o uso de antibióticos prescritos pelo dentista.
No entanto, existe a possibilidade de fazer uma irrigação com uma seringa de bulbo, que é vendida na farmácia, e que é considerada uma prática segura para fazer em casa. A lavagem do ouvido não deve ser feita em casa, já que é necessário ter orientação de um profissional para evitar complicações, como infecções ou perfuração do tímpano.