Limpar a mamadeira é a retirada de resíduos. Aquela água corrente que a mamãe passa na mamadeira com detergente após o uso. Pediatras orientam que este processo deve ser feito somente com detergente neutro e escova específica para limpar os resíduos.
Para uma limpeza mais efetiva na mamadeira, especialmente no bico de silicone e na chupeta do bebê, você pode usar água quente, detergente e uma escova própria para esse fim.
O Detergente Natural Limpa Mamadeira e Utensílios Baby da Bioz é ideal para limpar com segurança todos as mamadeiras, chupetas e utensílios que vão a boca do bebe, além de proteger o bebê, também protege o meio ambiente e os animais. Fórmula totalmente livre de ativos Petroquímicos e Hipoalergênico.
Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau ...
Lave a mamadeira em água corrente, encha uma bacia com água morna (30°C) e pingue algumas gotas de detergente; misture; coloque a mamadeira e aguarde 10 minutos; depois, esfregue-a com uma escovinha própria, nunca use a esponja da cozinha, a menos que seja nova; enxague e ferva por 3 minutos.
16 curiosidades que você vai gostar
Basta colocar água em uma panela, inserir a mamadeira e os bicos e tampar. Quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e logo em seguida retire os objetos com uma pinça. Coloque-os em um recipiente limpo e mantenha-os cobertos até a água escorrer. Não é preciso secar, já que o pano também pode conter bactérias.
Para limpeza básica de mamadeira e de bico, use detergente e vinagre. Para uma limpeza mais corriqueira, você pode usar a mistura detergente + vinagre. Lave em água corrente e enxágue várias vezes, principalmente no interior da mamadeira, para não deixar nenhum resíduo no bico ou no fundo do recipiente.
De acordo com o pediatra Ricardo Simões Morando, do Hospital São Luiz (SP), nos seis primeiros meses de vida da criança a esterilização deve ser feita sempre depois de cada utilização dos objetos. Após essa idade, a prática deve diminuir para apenas uma vez por dia.
Limpe bico de mamadeiras e chupetas deixando-os de molho por uma noite inteira em água morna e bicarbonato de sódio. Use 5 colheres de sopa de bicarbonato para cada litro de água. De manhã tire os bicos e mamadeiras dessa água, enxágue e lave normalmente.
Detergentes Neutros
Detergente neutro, versátil e de alta eficácia. Por sua vez, o detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.
Disponível emBem Barato Supermercados.Public Superatacados.Barbosa Supermercados.Casa do Sabão.Chama Supermercados.Muffato.Rede Big Market.
a) Desprezar os resíduos; b) Separar todas as partes e enxaguar em água corrente todos os componentes; c) Colocar de molho em solução de água morna (aproximadamente 40°C) e detergente por 30 minutos ou até que as sujidades se desprendam da superfície das mamadeiras; d) Lavar com escova própria, com água e detergente; e ...
Embora alguns germes e bactérias causem apenas infecções de simples tratamento, pode sim acontecer da criança acabar pegando uma infecção mais grave e que ofereça riscos à saúde. Por isso, para evitar imprevistos, é necessário esterelizar chupetas e mamadeiras, principalmente das crianças mais novinhas.
O produto pode ser esterilizado usando um esterilizador a vapor elétrico ou para micro-ondas Philips Avent ou em água fervente por no máximo 5 minutos. Recomendamos que você use um esterilizador a vapor elétrico ou esterilizador para micro-ondas Philips Avent.
Há bebês que preferem do tempo mesmo, mas a maioria gosta mais de leite morninho já que dá uma sensação de bem-estar. Se for água da torneira, deve ser fervida sempre! De todas formas é recomendável ferver a água, mesmo a engarrafada, já que assim minimizamos as possíveis infecções intestinais por leite contaminado.
“Indico que a água seja filtrada e fervida, porque mesmo as minerais podem ter bactérias, e o intestino do bebê ainda é muito imaturo. Então recomendo ferver, esperar esfriar e servir em um copo de transição – e não na mamadeira”, orienta a especialista.
As chupetas devem ser esterilizadas antes do primeiro uso. Para esterilizar a chupeta, pode-se fervê-la em uma panela com um nível suficiente de água por 5 minutos ou imergi-la em uma mistura de água e agentes esterilizantes.
Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água, de modo a formar uma pasta consistente. Aplique em todo o corpo da capinha e deixe o produto agir por algumas horas. O bicarbonato irá remover todas as manchas e amarelados da capinha, e passado o tempo é só esfregar com uma escova de dentes macia.
A resposta é não. A mamadeira da criança não deve ser aquecida no micro-ondas. Entenda o porquê: Quando a mamadeira é levada ao micro-ondas, mesmo que ela seja resistente e a fabricante diga que é apropriada para isso, o plástico libera uma substância chamada Bisfenol A (BPA) ao ser aquecido.
Quando ocorre a queda, é preciso lavar a chupeta com água e detergente neutro, seguida de enxágue com muita água e esterilização (em água fervente por dez minutos ou micro-ondas). Depois de esterilizadas, as chupetas e bicos de mamadeiras devem ser secos e guardados em recipiente fechado.
Nada de cortar o bico da mamadeira com uma tesoura ou com uma faca. Quando você virar a mamadeira o líquido não deve sair esguichando e sim gotejando. Para isso, pegue uma agulha bem fininha, esterilize-a e esquente-a no fogo e logo ao lado do furo original da mamadeira faça um novo furo.
Você só vai precisar colocar a mamadeira, o bico e todos os outros acessórios dentro de um recipiente de vidro e cobrir com água. Com 8 minutos em potência máxima, você já vai conseguir esterilizar a mamadeira do seu bebê. Ah, e essa dica também vale para limpar as chupetas!
Guarde as mamadeiras esterilizadas em um potinho fechado dentro da geladeira. Se quiser garantir que elas não serão expostas a germes ou bactérias, você pode guardá-las em recipientes fechados, como potes de plástico e vidro, dentro da geladeira.