Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.
Quando usar pode
A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.
Significado de Podia
Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.
38 curiosidades que você vai gostar
É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. ... Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,...
Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regularesVerbo estudar;Verbo cantar;Verbo amar;Verbo achar;Verbo aprender;Verbo correr;Verbo viver;Verbo partir;
Formas verbais com u (pud-)
Pretérito perfeito do indicativo: eu pude, tu pudeste, nos pudemos,… Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu pudera, tu puderas, ele pudera,… Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu pudesse, se tu pudesses, se ele pudesse,…
As duas formas são corretas.
Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder. ... Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: - Vou acabar de estudar para depois poder sair.
Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: Hoje, ele faz o que pode ; Ontem, ele fez o que pôde . O diferencial é um marco.
O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações.
Sou vem do verbo ser.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.
Quanto à utilização do pretérito imperfeito do indicativo (devia) ou do futuro do pretérito (deveria), depende do que se pretende dizer. Devia usa-se quando não se tem certeza: “Você devia estar doente”. Deveria usa-se quando é uma sugestão que seria interessante: “Você deveria ter ido ao médico”.
Palavras que rimam com Podia:Estrefopodia.Aquiropodia.Melodia.Fodia.Disodia.Parodia.Serodia.Bodia.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
São formas conjugadas do verbo ficar na 3. ª pessoa do plural. A diferença é que estão conjugadas em tempos verbais diferentes. Ficaram indica passado.
Além da conjugação no imperativo, fica também pode ser a forma do verbo ficar conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo e fique a forma conjugada na 1. ª ou na 3. ª pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Como funciona os nomes árabes?
Como que ganha na centena no jogo do bicho?
Como garantir a promoção e proteção dos direitos humanos?
Como funciona o Bilhete Único Metropolitano Fortaleza?
Qual a taxa do inDriver para motorista?
Qual é o valor do Bilhete Único Intermunicipal?
Quanto custa para entrar no Bahamas?
Como orar pela saúde de alguém?
Quanto custa para entrar no Bahamas Club?
Como faço para ter o selo de autenticidade no Instagram?
Como tirar energia negativa do colchão?
Como você pode acessar a Netflix?