A salsa deve ser consumida na forma crua, de forma a preservar ao máximo as suas propriedades nutricionais e o seu sabor.
Seca, ela perde parte do aroma. Acrescente apenas no fim do cozimento — depois de apagar o fogo — e abafe o preparo por poucos segundos antes de servir. Com o que combina: a erva pode ser utilizada em saladas, molhos para todos os tipos de carnes, massas, sopas, pescados e legumes.
O uso regular de salsa pode ajudar a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente nesta erva é como um tónico para o coração. Consuma salsa regularmente e irá sentir um alívio da dor articular. Isso porque, a erva tem propriedades anti-inflamatórias.
O consumo regular de salsinha traz os seguintes benefícios para a saúde:Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
A salsa pode ser usada para temperar alimentos crus, como carnes e legumes, antes de submetê-los ao processo de cocção. ... Ela também é ingrediente de marinadas, líquidos nos quais os alimentos ficam embebidos para ganhar sabor antes de ir para o fogo.
19 curiosidades que você vai gostar
Como usar a salsa desidratada
A dica é colocar esse tempero especial no fim do preparo de massas como macarrão e lasanha, na sopa de legumes, salada verde, arroz, omeletes, molho de tomate, pescados, frango e carne bovina. Também dá pra acrescentar a salsinha desidratada no começo do cozimento.
Alimento possui propriedades anti-inflamatórias e detox
Uma boa dica é fazer uma receita com limão, salsinha, gengibre e algumas folhas, como couve e alface. Essa combinação resulta em suco detox supereficiente! Além disso, a salsinha ajuda a combater focos de infecções, atuando como anti-inflamatório natural.
A salsa deve ter a cor verde escura e hastes firmes. Pique ou rasgue as folhas da salsa, mas adicione-as somente no final do cozimento. Em cozimentos longos utilize as hastes que possuem sabor mais forte.
O chá de salsinha é um bom diurético natural e deve-se beber 4 xícaras deste chá por dia, durante 3 semanas, para ajudar a desinchar o corpo. Os chás ajudam a aliviar sintomas e a combater as doenças mas não substituem os remédios e devem ser tomados sempre com o conhecimento do médico.
Para ter o efeito desejado na dieta, a recomendação da nutricionista é consumir quatro copos de chá de salsa (de 250 ml cada um) por dia. Um deles sempre deve ser em jejum: isso ajuda a estimular os rins e eliminar líquidos logo pela manhã.
Além de saborissísima, a salsinha tem muitos benefícios para saúde, como no combate à retenção de líquidos, prevenção da anemia, no controle da diabetes, hipertensão e até no combate à infecções urinárias, tornando-se muito mais que um tempero culinário, um verdadeiro remédio natural.
Contraindicações do chá de salsa
Quando consumido em excesso, o chá de salsa pode, entre outros problemas, afetar a audição, os rins e causar vertigem. Para quem deseja obter todos os benefícios medicinais da salsa sem colocar a saúde em risco, a sugestão é administrar essa planta na forma de homeopatia.
Há também quem pique a salsa, junte um pouco de água e faça cubos de gelo com salsa, para depois utilizar como tempero. Sem que possível opte por utilizar salsa fresca. Se tiver salsa em excesso, pode secá-la ou congelá-la, sendo que em ambos os casos o sabor vai-se perdendo gradualmente.
Modo de preparo
Ferva a água, desligue o fogo e, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe as folhas em infusão por aproximadamente 15 minutos na água quente. Adicione limão a gosto, se desejar. Está pronto seu chá de salsinha.
Observações: O chá de salsa deve ser consumido fresco, caso contrário oxida e perde suas propriedades curativas. O recomendável é consumir esse chá durante o dia, pois, ser consumido durante a noite, por ser diurético, irá provocar a necessidade de urinar dificultando o sono.
O chá de salsa é bom para emagrecer porque tem propriedades diuréticas que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas e barriga, o que favorece um corpo sequinho e uma silhueta mais definida.
ReceitaPegue um maço de salsa e lave bem.Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa.Ferva por 10 minutos e deixe esfriar.Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.Beba um copo ou uma xícara por dia, durante 10 dias.O sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
Fazer o chá é fácil: basta usar 3 ramos de salsinha e 500 ml de água. Lave bem as folhas, coloque água no fogo, adicione a salsinha e deixe ferver por 5 minutos. Não consuma mais do que 1 litro de chá por dia e, para um melhor resultado, beba uma xícara em jejum.
“A ideia é deixar o sabor da erva, que nem sempre agrada, mais suave sem abrir mão do perfume característico do prato”, ensina. Os talos da salsinha também têm seu lugar na despensa de Mari. “Guardo eles já cortadinhos para jogar em cima da comida. Dá uma crocância e um frescor ótimos”, afirma.
A salsa é muito versátil e pode ser usada para temperar praticamente qualquer tipo de prato. Molhos, risotos, carnes, peixes, omeletes, saladas e sopas ganham um sabor especial com ela. Misturada à manteiga, a salsa forma uma ótima base para sanduíches e canapés.
Entre a salsa e a salsinha, não existe nenhuma diferença. O nome é apenas uma variável utilizada para que não sejam confundidas com o salsão, que já vamos falar sobre. Você pode encontrar esses e outros produtos no site da Moranga Brasil!
Higienize tudo muito bem. Esprema o limão e depois coloque esse suco, junto com os demais ingredientes, no copo do liquidificador. Bata bem os ingredientes, coe e tome o suco. Esta bebida deve ser consumida na parte da manhã, antes das refeições, e por apenas 5 dias.
O chá de salsa também é contraindicado para mulheres grávidas, devido a algumas substâncias que podem estimular contrações prematuras e hemorragias, deve ser evitado no período de amamentação e consumido sob supervisão por pessoas hipertensas.
Salsa com limão emagrece? ... E sim, a salsa com limão emagrece! Isso porque a salsa possui forte ação diurética, agindo diretamente na redução do inchaço, através da eliminação de líquidos em excesso pela urina.
Desidratando a salsinha no forno. Lave a salsinha em água fria. Separe as partes mais rígidas do caule das folhas mais macias e pique a salsinha em pedaços de aproximadamente 0,5 cm. Escalde a salsinha em água fervente por uns 20 ou 30 segundos.
Como referenciar frases célebres ABNT?
Como reduzir os gastos dentro de casa?
Como ver um processo sigiloso?
Como achar inspiração para pintar?
O que faz a incidência de uma doença crônica diminuir?
Como ter mais constância na vida?
Como aplicar o Ba-gua na planta da casa?
Como consultar se sou MEI ou me?
Qual aplicativo que pega internet de graça?
Como citar a fonte de um mapa?
Como diminuir o tempo de espera dos clientes?
Como fazer referência de enunciado?
Como reexibir as primeiras linhas do Excel?
Como citar um projeto político pedagógico a ABNT?
O que fazer quando a sapatilha fica grande?