Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert. Com os outros, tome cuidado. “O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é tóxico.
Queijos de massa mole com mofo branco, como o Brie (foto) e o Camembert, tem uma fina crosta de bolor Penicillium branco, que se tornam impregnadas de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que esses queijos maturam. Recomendamos fortemente que a casca desses queijos seja comida.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
Não comer queijo vencido
Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, pois o fabricante não se responsabiliza mais pela segurança no consumo desse produto. Por isso, descarte o queijo e não coma, mesmo que aparentemente o queijo esteja bom.
Evite comer brie não pasteurizado ou feito com leite cru, a menos que tenha sido envelhecido por 60 dias. Dizem que os queijos mais jovens são mais saborosos, mas não é bom comê-los por questões de segurança.
20 curiosidades que você vai gostar
É um queijo de maturação curta e massa bem macia, quase cremosa. O brie usa leite de vaca não pasteurizado. O formato é cilíndrico na fabricação, mas é vendido em pedaços em lojas e supermercados. O sabor é suave e levemente salgado.
Queijo Brie
A sua irresistível textura macia combina muito bem com fatias de pão, mas também com damascos secos e geleias de fruta. Ele é uma garantia de sucesso para sua tábua de queijos!
Variedade como brie, feta e camembert devem ser consumidos em até, no máximo, duas semanas após serem abertos. Queijos que não se encaixam em nenhuma das duas categorias (gruyere e gouda por exemplo), devem ser mantidos na geladeira por no máximo duas ou três semanas, depois de abertos.
Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.
De acordo com a Portaria n.º 5, de 07 de março de 1983, do Ministério da Agricultura, que trata dos critérios de inspeção do leite e produtos lácteos, o queijo com prazo de comercialização ultrapassado poderá ser reaproveitado, fundido para se transformar em requeijão, manteiga ou sabão.
Ainda, queijos com fungo branco como o Brie e o Camembert também apresentam uma tendência a apresentar gosto amargo, devido à atividade proteolítica do Penicillium camemberti.
Normalmente, o mofo não penetra abaixo da superfície. Alguns queijos, é claro, são deliberadamente infectados com fungos. ... A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.
Muitas pessoas preferem não comer a casca do brie, talvez por saberem que ela é resultado da ação de um fungo. No entanto, este queijo de mofo branco comestível ainda é preferência no gosto popular, mas se você não gosta muito, não deixe de experimentar, ou então aprecie somente a massa do queijo que é irresistível.
A casca tem a função de ajudar o queijo a desenvolver sua textura, sabor, aroma, manter sua umidade interna e evitar que estrague. A maioria das cascas são uma camada compactada de queijo, totalmente comestível, onde habitam bolores, leveduras e bactérias. ... Por isso é perfeitamente seguro comer a casca do queijo.
Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert. Com os outros, tome cuidado. “O bolor que aparece em um queijo que não o tinha quando foi comprado é tóxico.
Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Riscos de usar o produto vencido
O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação.
O ideal é que os queijos sejam guardados em potes com tampas e bem fechados. As variedades com fungos, como gorgonzola, brie e camembert, não devem ser embalados em papel filme, e sim em papel alumínio ou manteiga.
Mantenha o queijo brie e camembert nas embalagens originais para conservar a qualidade e o sabor. Para evitar o ressecamento e o aparecimento de bolor nestes tipos de queijos, após consumir, embrulhe-os em plástico filme ou papel alumínio para guardar na geladeira.
Cubra-os com papel alumínio ou filme plástico, mas não esqueça de fazer pequenos buracos para deixar o queijo “respirar”. Queijos de massa mole podem ficar em temperatura ambiente por no máximo quatro horas.
Como cortar o queijo Brie
Se o queijo Brie está por cortar e é em bola, coloque a ponta da faca no centro e leve a lâmina para baixo, em direção à casca da parte de trás do queijo. Depois, para fatiar, repita e corte do centro do queijo até à casca.
Queijo brie
A harmonização de queijo brie e de vinhos acontece com base na formação do queijo, que é derivado de leite de vaca e possui uma camada branca de fungos comestíveis em sua casca. Para este queijo, são indicados: vinhos brancos, como o da uva Chardonnay; e. vinhos tintos da linha Pinot Noir e o Merlot.
5 sugestões de acompanhamento para tábuas de queijos e friosCaviar de mostarda.Picles de cebola.Mel de castanhas.Legumes assados e crostini de alecrim.
Quais são as variáveis parâmetros do processo Smaw?
Qual o pH de um sabonete íntimo?
Qual foi o povo que criou a capoeira?
Qual a sílaba mais forte da palavra pardal?
Qual valor para ser considerado rico?
Porque o sangue do cordão umbilical é tão importante?
O que é recorrente e recorrido em um processo?
Como o fisioterapeuta pode atuar de forma a prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares?
Quem é a mãe da Bebeth na novela das 7 horas?
Quais são os meios de transporte?
Quem foi o primeiro campeão olímpico da natação?
Pode passar tonalizante em cima da tinta?
O que é intraempreendedorismo e quais são suas características?
Como ver os locais importantes do celular?
Sou descendente de italiano como tirar cidadania?