Carne de porco: a sabedoria popular afirma que no dia 31 de dezembro não podemos comer nenhuma carne de aves, já que elas ciscam para trás, o que traria retrocessos para o ano novo e que devemos comer carne de porco, que fuça para frente, ou peixes, que sempre nadam para frente.
Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Na ceia de Natal não se come carne, e sim peixe. A renúncia em comer pratos que levam carne em 24 de dezembro não é uma norma religiosa, mas um costume popular. A Igreja Católica estabelece os dias de abstinência, por exemplo a Sexta-feira Santa, mas não há nenhuma interdição da igreja sobre a véspera do Natal.
O Código de Direito Canônico diz que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas à abstinência de carne ou algum outro alimento. Este jejum deve ser revertido na realização de uma obra de caridade.
Atualmente, porém, a Igreja Católica fala em abstinência apenas de carnes. O objetivo da abstinência de carnes exigida pela Igreja Católica é fazer com que o fiel tenha crescimento espiritual. Em nenhum trecho do Código de Direito Canônico é dito para que os fiéis comam peixe, frango ou qualquer outro animal.
30 curiosidades que você vai gostar
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Nada disso, carneiro, cabrito, boi , vaca, podemos comer… O mesmo acontece com os animais que vivem nas águas: “Todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas do mar e nos rios , esses comereis. Mas todo o que não tem barbatanas nem escamas, todo o réptil das águas, estes serão para vós abominação”.
Na sexta-feira, os católicos de todo o mundo celebrarão a Sexta-Feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. O dia sagrado também marca a última sexta-feira da Quaresma, a celebração católica de 40 dias em que os católicos se abstêm de comer carne às sextas-feiras.
Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Todas as sextas-feiras da Quaresma são dias de abstinência, isto é, nos quais não se pode comer carne.
Quando podemos dizer que dois triângulos são semelhantes?
Quanto ganha uma hospedeira de bordo da tap?
Como chamar uber por telefone?
Quem tem pele seca envelhece mais rápido?
Quem pode fazer o concurso ESA?
Qual a diferença entre o loiro platinado e o loiro perolado?
Porque caju e cupuaçu não devem ser acentuadas?
O que significa sonhar com cobras pequenas?
Quanto ganhou mayweather na luta contra mcgregor?