Currículo. “É muito comum que coloquem dois nomes no currículo, mas isso pode acabar confundindo o recrutador, que não sabe como se referir a pessoa. Isso gera grande discussão entre os RHs, mas a conclusão é que você deve colocar o nome social”, diz ela.
Nome social é aquele pelo qual travestis ou transexuais optam por serem chamados, em contraste com o nome civil registrado que não reflete sua identidade de gênero.
Para solicitar a inclusão do nome social na carteira de identidade, basta se dirigir ao posto de identificação mais próximo para preencher o requerimento e a autodeclaração, garantindo ser transexual ou travesti. É importante ressaltar que, nesses casos, somente é possível alterar o primeiro nome ou nome composto.
A Resolução mencionada assegura o uso do nome social pelas pessoas transexuais, travestis e transgêneras usuárias dos serviços judiciários, magistrados, estagiários e trabalhadores terceirizados do Poder Judiciário, em seus registros funcionais, sistemas e documentos.
Em âmbito federal, o Decreto n.º 8 727, da Presidência da República normatizou o uso do nome social pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
CPF, RG, CNH e por aí vai. Mas, o que exatamente você deve incluir no seu currículo? Para não ter erro, coloque as informações a seguir: LinkedIn (se tiver). Mas, isto é apenas o básico.
Com o objetivo de resgatar a identificação do indivíduo com seu nome, diminuir o preconceito e evitar situações embaraçosas, a possibilidade de reconhecimento e uso do nome social ainda é pouco conhecido. O funcionamento da solicitação de alteração de nome e reconhecimento do nome social ainda é um processo lento e burocrático.
O nome social já é aceito para inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas matrículas em escolas do ensino básico de todo o Brasil e na identificação no Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Em dezembro de 2017, foi aprovado o uso do nome social na carteira de identidade emitida pelos Conselhos Regionais de Psicologia.
Dica valiosa: se estiver fazendo um currículo em inglês ou um currículo Europass para vaga internacional, coloque o código do Brasil (+55) na frente do seu telefone. Mas, tão importante quanto saber o que compartilhar é saber o que não colocar no currículo.
Qual a maneira correta de fazer elevação lateral?
Como fazer um batom matte caseiro?
Como liberar o proxy da Internet?
Como se preparar para cantar na igreja?
Como se faz ativador de cachos?
Como levantar um idoso acamado?
Qual o formato de vídeo para inserir no PowerPoint?
Quais são os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica?
Como funciona o aviso prévio do trabalhador rural?
Como ocorre a produção da fonação?
Como ocorre o controle e o Contracontrole?
O que podemos fazer com o poder da mente?
Como fazer para escrever nas fotos da galeria?